NOTICIASPLAYSTATIONTop Ultimaficha

[RUMOR] PlayStation 5 Pro deve ter desempenho impressionante

Novos vazamentos sugerem melhorias significativas no PlayStation 5 Pro, incluindo renderização e ray tracing avançados.

Um novo vídeo do YouTube por Moore’s Law is Dead compartilhou um suposto documento vazado que traz novidades sobre a atualização do hardware da geração atual da Sony. Este documento revela que o PlayStation 5 Pro virá com três características principais: uma GPU maior com memória de sistema mais rápida, prometendo uma renderização 45% mais rápida em comparação ao modelo base; uma arquitetura de ray tracing aprimorada, que poderá entregar um desempenho de ray tracing até três vezes superior ao do PlayStation 5 original, chegando a quatro vezes em alguns casos; e uma arquitetura de aprendizado de máquina personalizada poderosa, suportando 300 TOPS de computação de 8 bits e 67 TFLOPS de ponto flutuante de 16 bits, que alimentará a solução de upscaling/antialiasing PlayStation Spectral Super Resolution.

O documento vazado fornece detalhes adicionais sobre a solução PlayStation Spectral Super Resolution. Esta tecnologia de upscaling usará o aprendizado de máquina da PlayStation para realizar o processamento de super resolução em dados de entrada, gerando buffers de cor com suporte máximo atual de resolução 4K. Atualizações futuras também introduzirão suporte para resolução até 8K.

Quanto ao funcionamento da solução de upscaling do PlayStation 5 Pro, o documento menciona que a versão aprimorada por aprendizado de máquina do Temporal Anti-Aliasing substituirá o TAAU nativo do jogo ou o upsampling temporal, com entradas semelhantes ao NVIDIA DLSS e AMD FSR e suporte total a HDR. A tecnologia também usará parâmetros de gráfico pré-treinados, portanto, não exigirá treinamento por jogo, usará aproximadamente 250MB de memória e levará cerca de 2ms para fazer o upscaling de 1080p para 2160p.

Apesar do documento parecer legítimo e algumas de suas informações estarem alinhadas com outros rumores sobre o PlayStation 5 Pro que circularam online nas últimas semanas, é importante manter cautela até que o console seja oficialmente anunciado. Como a AMD já insinuou suporte a upscaling alimentado por IA para todos os seus dispositivos de jogo no início deste mês, não resta dúvida de que o console também o suportará, restando apenas esperar por mais informações oficiais.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo