ANÁLISESNOTICIASPLAYSTATIONPS4REVIEWS

Análise: Patapon 2 Remasted continua divertido e complexo

Todos tem a oportunidade de jogar o clássico de 2008 lançado para o PSP

O PSP foi o responsável por lançar muitas jóias, dentre ela a franquia Patapon que conta com três jogos. O remaster de Patapon 2 havia sido anunciado há um tempo, mas desde então a Sony ficou calada. Até que no início dessa semana ela falou: vamos lançar o jogo na sexta.

E desde este anuncio, ficamos jogando neuroticamente Patapon 2 para trazer essa análise que poderá conferir abaixo.

Afinal, o que é Patapon?

Patapon é um jogo de ritmo misturado com RPG. Cada novo jogo da franquia, novos elementos são implementado deixando-o mais rico. Cada um dos botões quadrado, triângulo, círculo e xis tem uma sílaba específica: Pata, Chaka, Pon e Don respectivamente.

A mecânica de Patapon é baseada na combinação desses botões. Por exemplo, apertando quadrado três vezes e o circulo uma, os personagens vão para a frente. Isso tem que ser feito ritmado para que consiga combos (Fever) maiores e que possa aumentar o dano assim como alcance dos ataques.

É muito importante que os comandos sejam dados de acordo com o ritmo. Caso erre, a música vai se acalmar e você perderá seu bônus. Claro que além da parte de RPG que falarei abaixo, a parte musical é muito importante no jogo.

Entrando no mundo de Patapon 2

A história de Patapon não é lá muito rica e em Patapon 2 e segue o padrão da franquia. Você será o grande Kami-Sama (Deus em japonês) e deverá guiar os Patapons até o fim do mundo. De forma bem resumida, eles estão explorando uma nova terra cheia de inimigos e tribos inimigas.

Sua missão como Kami será coordenar seus súditos através do toque do tambor. Quando mais acertado seus comandos, mais intensa a música ficará. Isso é bem legal para o aspecto visual, pois será possível ver os Patapons felizes, dançando e cantarolando. Algo que é fantástico no jogo é a animação dos personagens. Por mais simples que eles sejam, conseguem dar vida ao jogo com sua personalidade.

Você ficará em uma base onde poderá coordenar diversas coisas como gerenciar equipamento, escolher a missão, falar com seus súditos, evoluir os personagens e mais. Novamente voltando para a animação, eles estão sempre “em festa” pela vila. Caso faça uma missão e tenha sucesso nela, eles irão dançar em cima do corpo dos inimigos. Além disso existem algumas partes específicas onde pode participar de mini games (de ritmo, óbvio).

De forma resumida, a história de Patapon 2 é uma mera desculpa para vermos diversas interações muito interessantes.

As muitas difíceis missões

Normalmente quando você faz uma missão de um jogo, você segue a frente com a história. Mas em Patapon 2 isso é bem diferente.

O jogo é sim um RPG e como na maioria dos RPG’s você tem classe, nível e equipamentos. Antes de mais nada vale dizer que esse não é um jogo fácil e o grind é obrigatório. Caso tenha dificuldade em uma fase (o que terá, mesmo jogando no easy), será necessário refazer alguma missão.

O interessante é que ao refazer uma missão, ela muda completamente ou fica mais desafiadora. Podem ter novos inimigos, um novo clima, novo chefão, muitos tesouros, nenhum tesouro e por ai vai.  É uma verdadeira caixinha de surpresa. Ou seja, você nunca irá refazer uma missão e terá certeza que encontrará um item para evoluir seus personagens.

Isso certamente tem seu lado positivo e negativo. O negativo é que algumas vezes você se sentirá cansado em refazer inúmeras vezes as missões (que tendem a ser rápidas). O lado positivo é que passará inúmeras horas jogando Patapon 2 até poder finalizar ele. Ou se for um tarado por sempre ser o mais forte (tipo eu), vai ficar horas nas primeiras fases coletando todos os itens para deixar seu time o mais forte possível.

Montando seu time

Cada missão em Patapon 2 será possível escolher três classes (ou menos) além de ter o seu herói (que pode mudar de classe). Para ter uma ideia, você começa com a classe de lanceiro (média distância) e em seguida desbloqueia o guerreiro (curta distância) e arqueiro (longa distância). Outras classes são liberadas ao longo do jogo.

Mas não ache que é somente escolher isso e ir para a batalha. Cada um desses times contará com vários guerreiros e cada guerreiro pode ter uma sub classe. Essa sub classe terá vantagens e desvantagens. Por exemplo, ela pode ser forte contra o gelo, mas fraca contra o fogo. Forte contra o relâmpago, mas fraca contra sono. Ou então ela pode ser mais rápida e fraca ou mais forte e lenta. E cada um dos seus Patapons terá sua própria linha de evolução! A notícia boa é que eles não morrem e não terá que se preocupar em perder uma build específica.

Aqui você terá que fazer duas grandes estratégias. A primeira é saber que tipo de missão você fará muitas vezes para subir o nível de cada Patapon. Afinal, cada sub classe tem diversas opções. A segunda é quem você levará para a batalha? Se for um inimigo que cospe fogo, melhor não colocar o Patapon fraco contra fogo. Se for uma fase com neve, o que tem fragilidade a neve.

Mas a estratégia não para ai. Você deve escolher a classe de seu herói. Ele além de ser mais resistente, tem um especial que varia de classe para classe. Felizmente ele já começa com todas as classes e a mudança é simples. Além disso, o herói se beneficia dos upgrades já feitos, então ele pode ter a força que você quiser.

Para fechar esse tópico, antes de ir para uma luta é necessário saber que tipo de classe vai levar. Em certos casos é até melhor não levar uma determinada classe. Como exemplo, quando sair para caçar, não irá querer levar o caçador, pois ele é lento e assusta os animais.

É hora de Pata Pata Pata Pon!

Sou suspeito para falar, pois sempre gostei muito da série e Patapon 2 Remastered está lindo no PS4. Com gráficos refeito para 4K e com muita complexidade ele é um jogo que indicaria para muitos, porém, vale dizer que não é um jogo para todos. Em especial, não é um jogo para quem não gosta de jogo de ritmo e de “japices”.

A diversão é garantida seguindo uma boa trilha sonora (eventualmente fica muito confuso o embate de vozes e ritmos) e tendo uma grande dose de dificuldade e estratégia. Ele não é um jogo perfeito e senti falta de algumas melhorias básicas como um auto save. Em certos momentos seguir o ritmo é um tanto complicado, mas nada que um pouco de paciência não resolva.

Patapon 2 Remastered

Visual, ambientação e gráficos - 8.5
Jogabilidade - 7.5
Diversão - 8.5
Áudio e trilha-sonora - 8

8.1

Compra obrigatória se gostar do estilo

O remaster de Patapon 2 é uma boa adição a biblioteca do Playstation 4. O jogo consegue misturar o estilo ritmo com o estilo RPG entregando uma experiência única no mundo dos jogos. Graças a remasterização, o jogo está muito agradável visualmente, mas não espere novidades no jogo. Patapon 2 consegue ser viciante, divertido e muito desafiador para novos e antigos jogadores.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo