ANÁLISESNOTICIASPCREVIEWSXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise: MechWarrior 5: Mercenaries busca trazer uma experiência completa de pilotar um robô gigante

As gatinhas se amarram em robô gigante

MechWarrior 5: Mercenaries, ou como eu carinhosamente chamo, “mechanaries”, é o primeiro MechWarrior com singleplayer lançado nos últimos dez anos. Desenvolvido pelo Piranha Games, o jogo busca trazer uma experiência completa de pilotar um robô de guerra. Será que esse simulador consegue atingir o seu objetivo? Vamos conferir nessa análise.

Porém, antes de mais nada, preciso citar que o lançamento original desse game ocorreu em 2019 para Xbox One e PC via Microsoft Store. Agora está sendo lançado para Steam

O review de MechWarrior 5: Mercenaries foi feito no PC graças a um código da Steam cedido pela produtora.

A guerra não tem fim

Estamos no ano de 3015, após a Terceira Guerra de Sucessão, e o mundo é dividido entre os cinco grandes clãs. Você é um piloto iniciante de Battletech (o nome dos robôs) e está com o seu mentor num treinamento de pilotagem. Aqui é o tutorial do game que merece toda a atenção, afinal, os comandos são complexos.

Ao terminar a sessão de treino, uma emboscada acontece juntamente da pior coisa que poderia rolar: a morte do seu mentor. Após alguns meses, você já é um “veterano” e atua como mercenário em busca de manter o legado que foi deixado em suas mãos. E claro, uma aventura começa com o intuito de vingança.

O enredo não é dos mais originais, principalmente que o jogo BattleTech de 2018 possui a mesma base de história e são do mesmo universo.

Inclusive, há dois modos de jogo para o single-player, o modo campanha (que acabei de citar o enredo) e o modo carreira que você escolhe por um dos cinco clãs e realiza a gestão do seu time de mercenários, se aventurando de forma não linear.

MechWarrior 5: Mercenaries

MechWarrior 5: Mercenaries busca trazer uma simulação de pilotar um BattleTech, mas cria os próprios obstáculos

Anteriormente eu citei que os comandos eram complexos, não foi? Pois bem, irei explicar o motivo disso. Aqui, você terá a tecla W para movimentar o seu Battletech, medindo a velocidade dele de acordo com o quanto segure esse botão. A e D só servem para fazer ele se mover em lateral, mas mantendo o percurso reto na medida do possível. X serve para frear.

A direção que vai percorrer acaba sendo medida por dois fatores:

  • A direção que o torso está virado, direcionando ele com o mouse.
  • Apertando F para que as pernas acompanhem o torso.

Então se você quer ir para a direita, terá que posicionar o mouse para essa direção e depois apertar F. É um pouco complicado, depois pega o jeito, mas ainda sofre quando tem inúmeros inimigos para confrontar.

A utilização de armamento é com os botões do mouse, porém, as teclas 1, 2 e 3 também podem ser utilizadas para atirar. Infelizmente a mira é complicada, uma vez que você precisa dar target com R para ter melhor noção do alvo e depois mandar bala.

Temos duas visões, uma dentro do cockpit em primeira pessoa e outra com a câmera por cima das costas do mecha. A primeira opção é boa apenas para “passeio”, uma vez que tira totalmente o teu campo de visão estratégica. A segunda opção é, sem dúvidas, a melhor.

É um fato que eles quiseram tentar passar para o teclado e mouse como seria os controles de um Battletech de verdade. Porém, isso acabou limitando a fluidez do gameplay e deixando a desejar.

Antes que eu termine essa parte, devo comentar que há uma tecla que serve para “resetar” seus movimentos. Segundo os fãs da franquia, ela é um tabu para os jogadores. Contudo, é bastante útil e não irei dizer qual é ela.

E claro, você deve estar pensando: Mas o jogo não tem suporte para o controle tradicional. Sim, ele tem suporte, mas controlar seu mecha consegue ser ainda pior no joystick…

Tenha uma boa noção de tempo

Em MechWarrior 5: Mercenaries, os danos que o seu robô sofre são punitivos mesmo após a realização da missão. Muitas vezes será necessário mandá-lo de imediato para o reparo e isso vai custar dias in-game até que esteja pronto. Dependendo dos danos sofridos, esse tempo pode ser menor ou maior. Há a opção de pular os dias até que a manutenção tenha terminado, contudo, você acaba perdendo algumas oportunidades como eventos e missões secundárias.

O melhor é ter sempre algum Battletech reserva e em bom estado para que não fique prejudicado. Além disso, o jogo permite que você compre novas peças e armamentos para customizar o mecha da maneira que achar melhor. Sem dúvidas, essa é a parte mais legal.

No modo campanha isso nem chega a ser tão punitivo, porém, se for no modo carreira será bem mais cruel. Tem como conseguir contornar a situação ao fazer viagens para outras localizações, pois isso já vai te pegar alguns dias.

O maior obstáculo de MechWarrior 5: Mercenaries é a sua otimização

Quando foi lançado pela primeira vez na loja do Windows, MechWarrior 5: Mercenaries já foi alvo de críticas em relação a sua otimização. Há alguns artigos na internet que apontam o game na lista de um dos 10 jogos com pior otimização de 2019. O principal motivo é a GPU atingir níveis altos em algumas missões específicas sem nenhum motivo aparente e outros problemas.

Estamos em 2021, um novo lançamento vai ocorrer. E, infelizmente, o desenvolvedor Piranha Games não ouviu a comunidade. A otimização de MechWarrior 5: Mercenaries ainda está ruim. Meu notebook é um Lenovo Legion 5i com i7 de décima geração, 16GB RAM com Nvidia GeForce RTX 2060… E ele chorou com esse jogo.

Então, é necessário que você tenha um PC bem potente para conseguir desfrutar do game. Ironicamente, os requerimentos dele não são algo de outro mundo e ainda assim exige mais do que aparenta.

Conclusão

Aqui temos um game com boas ideias e bastante completo. Ele está bom, principalmente pela quantidade de conteúdo, entretanto, seu gameplay nada amistoso dificulta parte da diversão e deixa tudo mais difícil com a necessidade de apertar tantos botões para ações que deveriam ser simples. Além disso, a sua otimização também se mostra um obstáculo para o divertimento. Apesar disso, quem quiser arriscar talvez não vai se arrepender, tirando esses pontos negativos, temos um ótimo jogo de mechas.

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

MechWarrior 5: Mercenaries é um bom jogo, mas com problemas

Visual, ambientação e gráficos - 8.5
Jogabilidade - 7
Diversão - 7
Áudio e trilha-sonora - 8.5
Conteúdo - 8

7.8

Bom

MechWarrior 5: Mercenaries tem muitos pontos altos e consegue atingir parte de seus objetivos, porém, ele falha em diversas questões como a complexidade do gameplay e a otimização.

User Rating: Be the first one !

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo