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Análise: Shadows of Rose não parece concluir a história dos Winters

O que o futuro guarda para Rose Winters?

Durante esta análise de Shadows of Rose vou tentar ser breve e não dar nenhum tipo de spoiler sobre a DLC. Mas saiba que ela pode contar informações que podem ser vistas como spoilers para quem não terminou o jogo base, Resident Evil Village.

Essa análise de Shadows of Rose foi possível graças a um código cedido pela Capcom, a qual agradecemos a confiança e parceria de sempre. O jogo já estádisponível para PS5, PS4, Xbox Series, Xbox One e PC e conta com legendas em PT-BR.

Onde nossa história começa

Resident Evil Village foi todo sobre resgatar a filha de Ethan Winters, Rose, após ela ser raptada por Mãe Miranda, a líder da vila. Nessa nova história temos Rose, já crescida, questionando seus poderes e o fato de ser vista de forma tão diferente pelas pessoas ao seu redor.

Com isso, uma saída é apresentada a Rose: ela deve entrar no “consciente” de um pedaço do Megamiceto para achar cristais que poderiam acabar de vez com seus poderes e habilidades, a transformando em uma pessoa ordinária.

A partir daí, usando as “lembranças” do Megamiceto, você controlará Rose de volta a lugares fáceis do jogador reconhecer, mas com mudanças essenciais para trazer o estilo Resident Evil de backtracking de volta ao jogo. Novos Puzzles, novos caminhos, novos inimigos e novos itens.

Jogabilidade e mudanças com o poder de Rose

Utilizando a novidade lançada junto com Shadows of Rose, toda a expansão será jogada em terceira pessoa e isso funciona muito bem! Realmente fiquei com vontade de re-jogar Village com essa câmera para entender como isso afeta os momentos com mais inimigos e situações onde o jogador precisa tomar decisões mais rápidas.

Como já visto nos vídeos pré-lançamento, Rose irá atirar como Ethan e poderá craftar itens de cura e munições também.

A grande mudança na jogabilidade e na progressão do jogo está na habilidade de Rose. A filha de Ethan possui uma luz clara que sai de seu braço em situações de estresse ou perigo. Ao longo da expansão isso será explicado um pouco melhor e Rose começará a controlar esta herança do Megamiceto.

Com essa habilidade o jogador poderá abrir novos caminhos e deixar os inimigos lentos. Tudo gira em torno desse poder, até mesmo alguns puzzles exigirão o uso desse poder.

A cada vez que for usada em inimigos, um ponto de habilidade será usado. Tornando a jogatina bem estratégica em alguns momentos. Para recuperar esses pontos um novo item será apresentado e tem o objetivo de encher esses pontos de volta.

Recomendo jogar Shadows of Rose na maior dificuldade que sua expertise deixar… fará toda a diferença para a imersão.

Outra coisa que ficou muito interessante foi a releitura da mansão Beneviento. Sabe aquela quebra de ritmo que foi tão elogiada em Resident Evil Village? Aqui temos a mesma dinâmica mas de uma maneira bem diferente, um pouco mais rápida também como tudo nesta DLC.

Conclusão e opinião final

Durante minhas pouco mais de 3 horas em Shadow of Rose, fiquei me perguntando o que os criadores estavam tentando me dizer nas entrelinhas e onde eu poderia encaixar alguma teoria no meio disso tudo. A grande verdade é que o objetivo da DLC parece ser algo muito mais voltado para o contexto da personagem, para o futuro de Resident Evil e da história dos Winters.

Os defeitos da franquia nos últimos anos continuam presentes aqui: Puzzles fáceis, a história ser contada (praticamente) através de documentos no final do jogo e etc. Em contrapartida, as maiores vitórias de jogabilidade e ambientação também estão muito bem representadas em Shadow of Rose.

Sempre esperamos muito de tudo que gira o nome Resident Evil, que, surpreendentemente, está super vivo até hoje. Porém, temos que tentar manter nossa expectativa dentro da realidade. As DLCs da franquia sempre se passaram dentro da mesma ambientação e no máximo nos davam uma perspectiva um pouco diferente do que estava acontecendo no mesmo lugar. E foi até mesmo por isso que, ao terminar Village, pensei que a expansão seria sobre Chris – se passando nos mesmos momentos do jogo base.

Shadows of Rose coloca a filha de Ethan e Mia para conhecer personagens importantes para sua história, entender o peso de sua herança paranormal e nos mostrar que, para o bem e para o mal, agora tudo é possível para o rumo da franquia e dos Winters.

Essa análise de Shadows of Rose segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Shadows of Rose

Visual, ambientação e gráficos - 9
Jogabilidade - 8.5
Diversão - 7.5
Áudio e trilha-sonora - 8

8.3

Ótimo

De forma técnica, Shadows of Rose traz os erros e acertos do título base com um pequeno twist de jogabilidade que cai muito bem como novidade para os fãs da franquia. O enredo, apesar de não entregar muito ajuda a teorizar o que está por vir e como Rose se sente sobre seu passado e o peso que carrega para seu futuro.

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Bruno Degering

Gamer há tanto tempo que usa consoles como referência cronológica para lembranças de sua vida. Amante de Mega Man, Resident Evil e Warcraft. Se gaba por ter zerado Battletoads aos 9 anos mas abandonou Bloodborne com 26.

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