REVIEWSANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONPS5XBOXXBOX Series X|S

Análise: Tekken 8

Será que ele supera Tekken 3?

Tekken é uma das maiores franquias de jogos de lutas de todos os tempos. Desde Tekken 3 estamos esperando um jogo a altura para a franquia. Tekken 5 chega perto, mas ainda não é exatamente o que os fãs desejavam. Confira a nossa análise de Tekken 8 para saber se ele se consagrou como o melhor Tekken até hoje.

A análise de Tekken 8 foi possível graças a um código cedido pela Bandai Namco a quem agradecemos pela oportunidade e confiança. Tekken 8 está disponível para PC, Xbox Series S|X e Playstation 5.

Primeiro impacto

Logo no primeiro momento você se impressionará com a beleza da abertura, menus e backgrounds do jogo. A Unreal Engine 5 é claramente fascinante e agora podemos ver o seu potencial para jogos competitivos de luta.

Continuando com o legado da franquia, temos uma trilha-sonora impactante e eletrizante, que irá levar o jogador animado para cada partida – também ficará na sua cabeça por algum tempo. (Oo Ooooo Oo).

Modo história de Tekken 8

O modo história do jogo, intitulado O Despertar das Trevas, ocorre seis meses após os eventos de Tekken 7 e, novamente, tem como foco o confronto final (será?!) entre Heihachi, Kazuya e Jin. O mais interessante desse modo é que a história do jogo apresenta os 32 personagens onde cada um tem sua própria narrativa que contribui para a história geral – algo parecido com o que vemos na série Mortal Kombat atualmente.

O que eu posso dizer é que ajuda muito a acompanhar a história dessa maneira sequencial. Não se engane, tudo ainda é muito confuso e difícil de sacar num primeiro momento, mas já melhora bastante. Além disso, finalmente temos um resumo da história dos títulos anteriores dentro do jogo, em forma de vídeos/visual novel, com dublagem. Achei que os resumos ficaram breves demais, mas a grande verdade é que como a história de Tekken sempre girou em torno do Clã Mishima. Faz um pouco de sentido não se apegar aos personagens adjacentes para resumir tudo até aqui.

Os finais independentes para cada um dos personagens continua no modo arcade. Então além do Despertar das Trevas temos mais informações sobre cada um dos lutadores. Muito conteúdo para o single-player não é?! E não para por aqui!

Novos e Clássicos Modos de Jogo

Tekken 8 oferece nove diferentes modos de jogo, a maioria offline, que podem ser aproveitados independente do seu  nível de habilidade. Alguns, como o Super Ghost Battle, Tekken Ball e o clássico Modo VS, são modos favoritos dos fãs que retornam. Mas adicionalmente temos novidades como o Arcade Quest e o Tekken Lounge. Vamos falar abaixo dos principais e mais curiosos.

O game também segue uma tendência dos jogos mais recentes de luta com a possibilidade de ter comandos simplificados para alguns combos e ataques especiais. A grande diferença aqui é a possibilidade de ligar e desligar esse modo a qualquer momento na partida (apertando L1 no PS5, por exemplo). Com isso, os controles simplificados deixam de ser algo somente para novatos e acaba sendo uma ferramenta interessante para criar novos combos ou mudar seu estilo de jogo a qualquer momento.

Golpes simplificados aparecendo na esquerda da imagem

Episódios de cada Personagem

Este modo de jogo de Tekken 8 apresenta histórias alternativas para todos os 32 personagens (até o momento). Como de costume teremos finais mais engraçados e outros um pouco mais sérios. Lembro até hoje de tentar linkar os finais de Tekken 3, sem sucesso, quando era mais novo. Simplesmente aceite todas as informações adicionais como lore de cada um deles e seja feliz. 

Arcade Quest

Arcade Quest  tenta simular a “experiência de fliperama”, onde você joga como um jogador iniciante de Tekken que viaja e desafia outros jogadores digitais por diferentes fliperamas e “cidades”.

Esse modo é perfeito para jogadores solo e iniciantes. O sistema de progressão ajudará você a aprender Tekken desde o básico até as mecânicas mais avançadas sem se perder muito. Além disso, é uma boa maneira de ter um sentimento de estar jogando online, com rankings sem de fato ter enfrentar outros jogadores online que só pegam a Reina e dão combos que tiram 80% da sua vida, #$%@#.

Modo Treino

Qualquer jogo de luta que se preze sempre terá um Modo de Treino, onde jogadores podem praticar combos e entender a mecânica de cada um dos personagens. 

Durante meu tempo na análise de Tekken 8, achei o modo treino um dos mais completos que eu já vi até hoje. Tudo é muito customizável, existem muitas opções, Save States e o que me deixou mais impressionado: Poder assistir o replay de uma luta sua online e pegar o comando do seu personagem a qualquer momento para tentar algo novo. Sabe aquele combo chato que sempre te dão no online? Treine infinitamente como evitá-lo ou quebrar o combo para se sair melhor na próxima. Genial!

Super Ghost Battles

O modo de jogo de Tekken 6 e Tag Tournament 2 está de volta. Desta vez, o “fantasma” da IA pode aprender suas táticas e movimentos únicos e os de outros jogadores online mais rápido e com mais precisão graças ao Q-learning.

Conforme você participa de várias partidas e sobe de nível em suas classificações, os movimentos do fantasma também evoluirão. Os dados do Fantasma de outros jogadores podem ser baixados rapidamente através do saguão Tekken Fight Lounge ou dos placares de líderes e até mesmo dos desenvolvedores do jogo. Quer entender o que é jogar contra alguém do topo do ranking? Boa sorte!

Tekken Ball retorna em Tekken 8

Um dos mini-jogos mais interessantes  de Tekken retorna em Tekken 8. Acerte a bola de praia para acumular energia e a arremesse para causar dano ao seu oponente. Tekken Ball pode ser jogador offline mas você também pode desafiar outros praianos no saguão online Tekken Fight Lounge. Eu gosto muito desses modos fora do padrão e indico eles para aqueles momentos de estresse depois de perder 3 partidas seguidas no online.

Tekken Lounge – Lobby Online de Tekken 8

Similar a outros jogos de luta de hoje em dia, de Dragon Ball FighterZ a Street Fighter 6, Tekken 8 também apresenta um saguão online de avatares. 

Sente-se em frente ao gabinete de outro jogador e você pode rapidamente convidá-lo para uma partida casual. Vá para a praia, customize seus personagens e ainda procure partidas ranqueadas enquanto assiste e interage com outros jogadores. 

Pense nesse modo como um menu interativo. Quase tudo disponível na tela inicial do jogo pode ser acessado pelo ótimo hub/lounge.

Experiência nas partidas ranqueadas online

Confesso que quanto mais eu ganho idade menos tempo eu passo nas partidas ranqueadas online de qualquer um dos ótimos jogos de luta lançados atualmente. Mas preciso dizer que assim como Street Fighter 6, Tekken 8 me fez querer jogar mais e mais para testar minhas habilidades. Além de conseguir achar jogos muito rapidamente, o jogo na maioria das vezes traz jogadores que realmente estão em um nível parecido com o meu. As outras vezes eu simplesmente tomo uma saraivada de soco sem conseguir me mexer muito. 

Isso não é um problema desse jogo. A experiência dos jogos de luta online sempre foram assim e eu mesmo não tenho uma solução. Partidas casuais no Lounge podem dar mais certo ou até mesmo no modo Arcade offline. Mas sempre dá uma vontade de testar o online e ver seu nível. 

Vale pontuar que o formato das partidas em melhor de 3, contra cada jogador, realmente deixa na sua mão se foi disputado o suficiente para querer continuar jogando ou jogar logo a toalha se o nível do outro jogador estiver muito diferente do seu – seja para cima ou pra baixo. Uma bela decisão.

Customização de Personagens e Avatares

Já conhecida por suas possibilidades na customização dos lutadores, Tekken 8 expande isso adicionando avatares, novas maneiras de conseguir itens e dinheiro in-game, além de diversas opções para os efeitos, barras de vida e praticamente qualquer coisa no HUD durante as partidas. 

Se você curte essa parte, gosta de criar e transformar completamente seus lutadores – desde algo mais realista até as os acessórios mais inesperados possíveis, saiba que aqui você não sairá decepcionado.

Conclusão

Tekken 8 vem para concorrer como um dos melhores jogos da franquia e como um super competidor na atenção dos amantes de jogos de luta. Apesar de Mortal Kombat 1 e Street Fighter 6 serem realmente muito bons, Tekken 8 não deixa nada a desejar e pode ser o melhor entre os três para muitos.

Tekken é sempre um jogo que a memória muscular volta rápido e com certeza você não será um noob caso pegue um personagem que já teve alguma destreza, mesmo que em títulos mais antigos. Isso não é só um merito seu, deixar os personagens nesse estado sem deixar de trazer novidades parece ser um baita desafio que a Bandai e a equipe de desenvolvedores conseguiram tirar de letra.

Apesar do jogo inegavelmente trazer muito conteúdo, principalmente offline, eu ainda senti falta de um modo Tekken Force. Me chame de velho, mas eu realmente acho que o modo traz um aspecto muito interessante que os fãs da franquia sempre gostaram. Jogar um modo Beat’em up (ou briga de rua) com seu personagem favorito é algo que sempre achei genial. Até o momento desta análise Tekken 8 ainda nao possui esse modo, mas sigo esperançoso, ainda mais depois do que vimos no modo história (sem spoilers).

Tekken 8 é sem sombra de dúvidas um dos melhores jogos de luta da atualidade e merece a atenção de todos os jogadores que se sentem atraídos pelo gênero. Lembrando que essa análise é feita por um jogador casual e não foram abordados aspectos competitivos como o balanceamento dos 32 personagens disponíveis no lançamento.

Para concluir nossa análise de Tekken 8 fica a pergunta: Seria ele melhor que Tekken 3? Bom… eu ainda não tenho essa resposta, mas a dúvida já diz muita coisa.

Essa análise de Tekken 8 segue nossas diretrizes internas. Acesse e confira nossas diretrizes e nosso processo de avaliação.

Melhor que Tekken 3?

Nota Final - 9.8

9.8

Obra de Arte

Tekken 8 é sem sombra de dúvidas um dos melhores jogos de luta da atualidade e merece a atenção de todos os jogadores que se sentem atraídos pelo gênero.

User Rating: Be the first one !

Bruno Degering

Gamer há tanto tempo que usa consoles como referência cronológica para lembranças de sua vida. Amante de Mega Man, Resident Evil e Warcraft. Se gaba por ter zerado Battletoads aos 9 anos mas abandonou Bloodborne com 26.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo