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Demo de Final Fantasy VII Rebirth aumenta o hype além do esperado

Está espetacular

Ontem a noite, após a State of Play dedicada a Final Fantasy VII Rebirth, a Square oficializou e liberou uma demo do jogo. Esta demo, contempla parte do primeiro capítulo do jogo onde Cloud conta como foi que Sephiroth “pirou” e se tornou uma ameaça para todos.

Usualmente não sou muito fã de jogar essas demos, pois é “tempo perdido”. No entanto, após a Square confirmar que seu save iria para a versão final de Final Fantasy VII Rebirth, eu dei uma chance a demo. 

Confiram aqui nossas teorias sobre o jogo

Após suas cerca de duas horas de duração eu fui surpreendido por muitas vezes e irei compartilhar o que achei dela nas próximas linhas. Vale pontuar que zerei o jogo original mais de cinco vezes e farei algumas comparações incluindo parte da história. 

E sim, a demo de Final Fantasy VII Rebirth está completamente legendada em PT-BR. O jogo será lançado exclusivamente para o PS5 no dia 29 de Fevereiro de 2024.

Respeito ao material original

Entrando nesta zona de Flashback, eu pude reparar o respeito que tiveram com o material original. Posso dizer com tranquilidade que 90% das falas, momentos, ambientes e até trejeitos dos personagens estão impecáveis.

Por exemplo, ver a ansiedade de Cloud no caminhão por fazer uma missão com o herói Sephiroth. Ou então a risada estranha de Sephiroth ao chegar em Nibelheim e perguntar sobre a família para Cloud. 

Adicionalmente foi mantido as opções de entrar ou não na casa de Cloud e Tifa, o que gerou diversos comentários de seus colegas. Isso claro, incluindo da Tifa caso opte entrar em seu quarto e abrir seu armário. 

Aqui temos uma recriação meticulosa do que vimos no jogo lançado em 1997, mas com muito mais poderio tecnológico. E por óbvio, muito mais detalhes.

Jogo está lindo, mas

Um destaque desta demo de Rebirth, acaba sendo o mesmo do Remake de alguns anos atrás. Tudo agora está em escala condizente. Por exemplo, no jogo original você chegava ao reator de Mako em questão de minutos. 

Agora, você consegue sentir o tamanho da montanha ao longo de sua travessia. É possível ver todas suas paisagens e mais. Inclusive, é de tirar o fôlego ajustar a câmera e ver a área montanhosa com suas diversas cores e relevos.

Outro ponto que agrega a escala, é a possibilidade de andar em construções da Shinra ao longo do Monte Nibel. Faz todo sentido ter construções da Shinra ao longo da montanha e claramente, o reator de Mako tem uma profundidade muito maior.

Por fim, faço o destaque para o pedaço da mansão da Shinra que está repleto de detalhes e como a área da biblioteca foi meticulosamente recriada. Foi replicado com perfeição o passar do tempo de Sephiroth lendo os livros e a forma em que os livros eram deixados.

Contudo, existe uma crítica neste ponto. Eu joguei a demo de Final Fantasy VII Rebirth no modo performance para ter uma melhor fluidez. Algo chato que reparei foi na iluminação em lugares fechados onde cada mini área parecia ter uma luz própria. O problema é que o mapa é conectado. 

Portanto era visível uma diferença grosseira na iluminação como se uma luz fosse acesa e outra apagada. Isso trouxe um pequeno incômodo ao longo desta demo.

Pouco posso falar sobre o gameplay

Sobre o gameplay, não tenho muito o que dizer. Ele segue o que vimos no Remake do game adicionando a possibilidade de golpes em sinergia que foram pouco explorados por aqui. De resto, é “tudo a mesma coisa”. E isso não é algo ruim. Muito pelo contrário.

Um elogio que deixo é para a nova hud que achei muito bonita e mais prática de ser mexida. E uma crítica, fica para o “minigame” de passar o aspirador para sugar os vazamentos de Mako. Não entendi para que colocaram isso, pois não agrega em nada.

Não chega a atrapalhar a experiência, mas é completamente desnecessário. Por fim, gostei da utilização do Dualsense onde ele ajuda na questão da imersão utilizando muito bem sua vibração.

Alerta de Spoiler 

E agora irei entrar na delicada área de spoilers. Portanto, se nunca jogou a versão original do game, sugiro, ir jogar a demo e sair do texto.

Bem, para os conhecedores da história, sabem que na realidade Cloud está replicando as memórias de Zack Fair. Na realidade Cloud estava presente durante esses acontecimentos, mas ele era apenas o soldado base, em ser um Soldier de verdade.

Com essa nova versão muito melhorada, é possível ver diversas nuances e comportamentos. Por exemplo, é possível sentir em alguns comentários e olhares da Tifa que algo na história não está correto.

Adicionalmente é muito engraçado ver o Cloud com a persona energética de Zack. Inclusive na cena do caminhão, existe uma hora que Cloud fala com ele mesmo e tenho certeza que os fãs perceberão.

E por fim, na hora que a cidade está em chamas é possível ver o soldado no chão clamando por sua mãe. Ou seja, Cloud está indo atrás de sua mãe enquanto quem está olhando para ele seria Zack. E em seguida ambas personas se misturam e é possível ver que a luva da mão muda e ali é o Cloud verdadeiro (como soldado) clamando por sua mãe.

Meu ponto aqui é que graças a tecnologia agora é possível ver diversas nuances e comportamentos que dão pistas sobre o que realmente está acontecendo.

Ansiedade bate forte

Após concluir esta demo de Final Fantasy VII Rebirth eu não poderia ter ficado mais satisfeito. Tudo foi recriado com perfeição e está muito bem feito. 

Onde as áreas poderiam ser expandidas, foram expandidas. Tudo isso respeitando as falas, personagens e eventos. As primeiras impressões são extremamente positivas e mal posso esperar o dia do lançamento do game para me deliciar com cada novidade e releitura, que ao que tudo indica, será muito bem feito.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

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