ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONREVIEWSXBOX

Review: Star Wars Dark Forces Remastered

Um clássico imortalizado

Star Wars Dark Forces Remastered tem como missão trazer aos dias de hoje uma obra clássica dos jogos que foi inicialmente lançada em 1995 para PC e posteriormente portado para Playstation 1.

Influenciado pela febre de Doom do início da década de 90, Star Wars Dark Forces conseguiu se utilizar de sua fórmula e trouxe o primeiro jogo de FPS da franquia, assim como melhorou a fórmula de sua fonte inspiradora como a possibilidade de mirar nos inimigos.

Não apenas isso, mas para a época foi um choque, pois a LucasArts era conhecida por fazer jogos no estilo point and click e essa foi sua primeira aventura em outro gênero.

Portanto, confira aqui em nosso review, se Star Wars Dark Forces Remastered consegue atualizar um jogo de quase 30 anos para os dias de hoje.

A História revolucionária de época

Star Wars: Dark Forces apresenta aos jogadores a história de Kyle Katarn, um mercenário habilidoso e ex-soldado imperial que é recrutado pela Rebelião para realizar missões secretas contra o Império Galáctico.

A narrativa se desenrola em uma série de missões que levam Katarn inicialmente a roubar os planos da Estrela da Morte e posteriormente irá se envolver em novas ameaças que o Império lançará contra a rebelião.

De forma geral, você irá enfrentar inimigos icônicos do universo de Star Wars, como stormtroopers, droides imperiais e até mesmo o temível Darth Vader.

O que impressionava na época eram suas cenas completamente dubladas e com personagens. Aqui a LucasArts não trouxe apenas um jogo focado na ação, mas também trouxe contexto dentro do rico universo de Star Wars.

E algo que Star Wars Dark Forces Remastered tem êxito, é em trazer essas cenas completamente atualizadas. Todas as cenas que misturavam 2D com 3D foram muito bem remasterizadas e ainda é impressionante ver o que que fizeram a três décadas atrás.

Adicionalmente, o áudio de todo o jogo, assim como das cenas de história, sofreu um ótimo tratamento trazendo as músicas tão conhecidas para os dias de hoje.

Star Wars Dark Forces Remastered e seu gameplay

Star Wars Dark Forces Remastered não se aventura a mudar nada do jogo original. Portanto, espere aqui o gameplay fluido e ao mesmo tempo confuso que o jogo original nos apresentou.

O jogo conta com uma movimentação rápida em um mapa que parece um labirinto. Assim como os jogos da época, cada um dos mapas contavam com inúmeros segredos e salas escondidas. Contudo, Star Wars Dark Forces deu um passo à frente e tinha um mapa que não apenas explorava sua horizontalidade, como sua verticalidade também.

Por óbvio aqui seu gameplay funciona com perfeição. O controle de Kyle Katarn é impecável e a mobilidade é excelente. Andar pelos mapas, achar segredos, matar os inimigos e até resolver os puzzles acontecem com naturalidade. Inclusive, por ser um jogo “velho”, o jogo alcança com perfeição os 60 frames por segundo, podendo chegar até 120 frames no PS5 e Xbox Series X.

A única coisa que me incomodou foi o mapa que é mostrado na tela. Como mencionei, o design das fases é um labirinto, o que o torna confuso. E o mapa mostra os caminhos de forma vetorizada e apenas o que você explorou. Adicionalmente, ele mostra isso ao redor de onde você está no momento.

Aqui senti a falta de ter um mapa que fosse mais coeso sem que “entregasse o ouro”.

A remasterização em si

Em seguida quero trazer os pontos de destaque de Star Wars Dark Forces Remastered. Afinal, se o gameplay e história não mudaram, o que mudou?

Como já falei neste review, a parte sonora recebeu um belo tratamento assim como as cenas de história foram igualmente atualizadas, mas sem perder seu charme. E sim, como devem imaginar, todas as fases foram remasterizadas.

Aqui não vi nenhuma estranheza visual. Mais uma vez o charme e game design foram mantidos, mas trazendo gráficos mais nítidos e agradáveis para os painéis 4K. O que mais me chamou a atenção foi na qualidade da iluminação.

É notável o trabalho que foi feito para trazer uma iluminação coesa que compõe com excelência as muitas cenas. Essa iluminação se destaca em corredores escuros com diversos tipos de iluminação artificial, ou então nas salas sem luz, mas que há um embate entre armas laser. Estas partes são fabulosas.

Em seguida, caso queira ver como o jogo era originalmente, basta entrar no menu e ativar aceleração por software para trazer os gráficos de época. E isso me leva para a maior crítica deste Review. O menu de Star Wars Dark Forces Remastered não é tão amigável.

Você tem que entrar em cada uma das opções e explorar o que elas fazem e ativar no menu. Eu senti a falta de ter algum atalho no controle para poder ativar ou desativar algo que eu achasse interessante. Adicionalmente, pelo jogo não contar com legendas em PT-BR, isso dificultou a tarefa por ter muitas opções específicas.

Pontos muito positivos de Star Wars Dark Forces Remastered

E para fechar este review de Star Wars Dark Forces Remastered, quero deixar alguns elogios necessários. O primeiro é que ao longo do meu gameplay no PS5, eu vi uma utilização muito legal do controle. A resistência do gatilho mudava de acordo com a arma, assim como a imersão era aumentada ao usar a caixa de som do controle.

Sons como cair no chão, pegar uma carga de energia ou até o tiro da sua arma agregaram ao gameplay aprofundando a imersão do jogo.

Por fim, existe uma opção de museu. Nele é possível ver inúmeras curiosidades do desenvolvimento do jogo como rascunhos dos personagens, cenas pré-renderizadas, gravação de algumas animações e mais. Contudo, esse remaster traz uma missão “escondida”.

Aqui estou falando da missão The Avenger (o Vingador) que era um protótipo da primeira fase do jogo. Ela inicialmente foi mostrada em uma demo jogável na CES (Consumers Electronic Show). Porém, ela foi considerada difícil demais para jogadores iniciantes e foi removida do jogo final. É importante dizer que algumas partes dela foram recicladas dentro de outras fases.

Foi um grande acerto incluírem esta demo jogável. Embora ela poderia ter recebido um destaque maior dentro do menu do jogo.

Conclusão

Star Wars Dark Forces Remastered chega como uma ótima remasterização de um jogo clássico que influenciou o gênero FPS. Embora ainda exista um espaço de melhora como apontei em seu menu e mapa, no geral ele consegue atualizar muito bem um jogo de praticamente trinta anos atrás.

É válido pontuar que temos aqui um gameplay que não necessariamente irá agradar a todos, mas que funciona bem e ainda se sustenta nos dias de hoje. E a recompensa maior virá caso tenha paciência para explorar e buscar todos os segredos.

Esse Review de Star Wars Dark Forces Remastered segue nossas diretrizes internas. Acesse e confira nossas diretrizes e nosso processo de avaliação.

Um prato cheio para os fãs

Visual, ambientação e gráficos - 8
Jogabilidade - 8
Diversão - 8
Áudio e trilha-sonora - 8

8

Ótimo

Star Wars Dark Forces Remastered chega como uma ótima remasterização de um jogo clássico que influenciou o gênero FPS. Embora ainda exista um espaço de melhora como apontei em seu menu e mapa, no geral ele consegue atualizar muito bem um jogo de praticamente trinta anos atrás.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo