ANÁLISESPCREVIEWS

Análise: Horizon Forbidden West (PC) – Review

Um port quase perfeito

Quando Horizon Forbidden West chegou ao PlayStation 5 em Fevereiro de 2022, nós o consideramos um dos melhores jogos lançados para o console da Sony e um dos jogos mais bonitos já feitos. A sequência deslumbrante aumentou ainda mais o meu fascínio pelo universo original, com a protagonista Aloy continuando sua jornada épica dessa vez rumo ao Oeste Proibido. Agora, dois anos depois, a Guerrilla Games traz sua visão ambiciosa para o reino do PC, e graças ao trabalho primoroso da Nixxes Software, os jogadores podem finalmente desfrutar deste blockbuster em todo o seu esplendor com melhorias muito bem vindas. Confira abaixo a nossa análise/review completo da versão de PC de Horizon Forbidden West.

Horizon Forbidden West PC - Review Análise 1

Gráficos de Tirar o Fôlego e Opções de Customização de Primeira Linha

Um dos maiores atrativos de Horizon Forbidden West é, sem dúvida, seus gráficos impressionantes. Desde as primeiras cenas, os jogadores são imersos em um mundo de detalhes naturais fenomenais, desde formações rochosas até a mais simples folha de grama, tudo renderizado com extrema fidelidade. As máquinas robóticas, que são as verdadeiras estrelas com seus designs biomecânicos complexos, foram aprimoradas em relação ao primeiro jogo, melhorando muito o que vimos no jogo anterior. Já no Playstation 5 era verdadeiro deleite assistir estas feras tecnológicas percorrendo os variados cenários do jogo, de desertos a florestas exuberantes.

No PC, a beleza visual de Forbidden West atinge novos patamares. Jogadores com hardwares potentes podem habilitar as configurações máximas e apreciar uma qualidade gráfica superior até às versões de Playstation 5. Recursos como o filtro anisotrópico de 16x, detalhe de assets aumentados e profundidade de campo customizado dão todo um charme a mais para o jogo. Os requerimentos mínimos publicados pela Guerrila Games, inclusive, são bastante precisos, e mesmo para configurações mais modestas, o jogo ainda consegue rodar muito bem com muitos detalhes.

A flexibilidade de opções para que os jogadores escolham como querem jogar é outro ponto forte do port para PC. Os desenvolvedores da Nixxes implementaram um vasto leque de configurações gráficas, incluindo upscalers como DLSS 3, FSR 3 e XeSS, além de diversos tipos de anti-aliasing. O suporte a monitores ultrawide também está presente, permitindo que os jogadores fiquem ainda mais imersos no jogo com um campo de visão gigantesco. Vale mencionar que todas essas opções podem ser ajustadas em tempo real durante o jogo, com uma interface prática que exibe as mudanças na hora, o que é excelente para testar rapidamente o que pesa mais ou menos no hardware.

Horizon Forbidden West PC - Review Análise 2

Desempenho Sólido e Uma Experiência Ágil, Com Algumas Ressalvas

Mas gráficos espetaculares de nada valeriam se o desempenho não acompanhasse. Felizmente, o trabalho da Nixxes garante uma experiência extremamente fluida em Horizon Forbidden West no PC. Em meu sistema com um Ryzen 7 5800X3D e uma RTX 3080ti, pude rodar o jogo em 4K e configurações máximas com uma taxa de quadros média de aproximadamente 70 FPS com o DLSS ligado no modo Qualidade. Mesmo em cenas mais exigentes, com múltiplas máquinas em combate, raramente testemunhei grandes quedas de performance.

Esse sólido desempenho se deve, em parte, à implementação de técnicas como o Direct Storage, que acelera drasticamente os tempos de carregamento. De fato, desde o menu inicial até o jogo propriamente dito, os tempos de loading são extremamente rápidos, até mais velozes que na versão de PS5, desde que se tenha um SSD NVMe rápida. A compilação de shaders na inicialização também é muito bem otimizada, e não demora mais que um minuto para ser finalizada.

Horizon Forbidden West PC - Review Análise 3

Agora, o que realmente impressiona é quanto a experiência geral de Horizon Forbidden West no PC é melhorada com a alta taxa de quadros. Movimentar Aloy pelos vastos cenários usando mouse e teclado é gratificante. Além disso, o sistema de câmera e mira se comportam muito bem, proporcionando momentos de tensão e precisão durante as batalhas contra as máquinas.

Entretanto, nem tudo são flores. É preciso mencionar também que o jogo traz quedas significativas de frames em cutscenes específicas mais para frente no jogo, provavelmente derivadas de um bug na forma como o jogo processa o nível de detalhes dos assets. A impressão que fica é que o jogo não atualiza a qualidade dos assets na tela de acordo com as suas distâncias em alguns momentos, o que faz com que o PC precise processar muito mais polígonos do que o necessário para a cena. Esse problema faz com que as taxas de frames caiam de 70 FPS para 30 FPS de forma brusca. O interessante é que nos meus testes, sempre que eu pausava em uma dessas cenas e trocava o nível de detalhes no menu, mesmo que para um preset mais alto, a taxa de frames voltava ao normal, na casa dos 70 FPS e estabilizava. Isso me parece ser um bug simples de corrigir, e esperamos que a Nixxes o faça o quanto antes para deixar essa versão de Horizon praticamente impecável. E vale mencionar também que o jogo utiliza muita VRAM, mesmo em 1080p ou 1440p, o que é um problema para placas que tenham menos que 8GB de RAM.

É importante deixar claro que o jogo é pesado demais também para handhelds como o Steam Deck, que mesmo nos presets mais baixos, não conseguem manter 30 FPS estáveis, mesmo baixando a resolução e usando upscalers a ponto de deixar a imagem extremamente borrada. A melhor opção nesse caso é streamar imagem do PC (caso você tenha um, é claro), utilizando o Moonlight/Sunshine ou até mesmo o Steam Remote Play.

Horizon Forbidden West PC - Review Análise 4

Conclusão – Review/Análise – Horizon Forbidden West (PC)

Para resumir esta análise/review, Horizon Forbidden West para PC é, sem dúvida alguma, um dos mais imponentes e ambiciosos portes de um jogo do PlayStation para a plataforma até o momento. Ele não apenas traz toda a grandiosidade visual e jogabilidade empolgante do original, mas eleva muito a experiência graças às possibilidades técnicas oferecidas pelos hardwares de ponta dos PCs modernos.

Porém, mais do que simplesmente portar um jogo existente, com a exceção do bug do nível de detalhes, a equipe da Nixxes conseguiu aprimorar substancialmente vários aspectos da experiência. A fluidez das animações, a responsividade dos controles, os rápidos tempos de carregamento – são detalhes que, quando combinados, criam uma experiência única no PC. Horizon Forbidden West não é apenas sobre gráficos avançados, é sobre proporcionar aos jogadores o melhor do que o hardware deles pode oferecer com tudo que há de bom no Playstation 5, como o suporte ao Dualsense.

Para os fãs de Horizon Zero Dawn que não jogaram a sequência e têm um bom PC, Horizon Forbidden West é uma aquisição muito recomendada, pois continua de forma brilhante a jornada de Aloy. Fora isso, para os novos jogadores, é uma oportunidade única de experienciar um dos mundos de jogos mais vibrantes e cativantes dos últimos anos em seu máximo esplendor técnico. Assim que o bug mencionado for consertado, Horizon Forbidden West trará pela primeira vez um jogo de Playstation cuja melhor experiência não é no console da Sony.

Essa análise/review de Horizon Forbidden West (PC) segue nossas diretrizes internas. Acesse e confira nossas diretrizes e nosso processo de avaliação.

Horizon Forbidden West (PC)

Nota - 8

8

Ótimo

O port para PC de Horizon Forbidden West é um dos melhores já feitos de jogos do PS5, e com algumas pequenas correções trará uma experiência melhor que a do console da Sony.

User Rating: Be the first one !

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo