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Análise: Flintlock the Siege of Dawn

Agilidade e desafio se unem nesta aventura

Após termos trazido nossas primeiras impressões de Flintlock the Siege of Dawn, agora pudemos conferir todo o jogo e trazer sua análise. Será que esse título inspirado no estilo Souls, mas que muda muito sua fórmula, irá agradar aos jogadores?

Confira aqui o que achamos desse Soulslite. Desde já adianto que Flintlock The Siege of Dawn está legendado em PT-BR e que se encontrará disponível para os assinantes do Gamepass, sendo uma ótima pedida.

Uma aliança inesperada

Em Flintlock The Siege of Dawn, somos apresentados ao interessante mundo de Kian onde humanos estão lutando com forças obscuras, incluindo Deuses.

Após a missão inicial, que serve como um tutorial, a protagonista Nor Vanek consegue juntamente com seu pelotão derrubar a barreira que protege esses monstros de serem atacados. No entanto, isso, na verdade, rompeu a barreira que segurava os deuses e demônios de invadirem Kian.

Agora, no controle de Nor Vanek, caberá você a restaurar a paz do mundo que foi tomado por seres místicos e super poderosos.

Diferente de muitos Soulslike tradicionais que pouco falam de sua história, em Flintlock The Siege of Dawn temos uma história bem explícita que se desenvolve em duas partes.

A primeira e mais óbvia, é Nor Vanek vendo como a ação de seu grupo afetou o mundo ao ser invadido pelas muitas entidades. Como consequência, será possível ver cidades completamente invadidas, pessoas sem esperança e mais. Adicionalmente, com a evolução da história, Nor irá se reencontrar com seus antigos aliados e ver como lidam com toda a situação e como se mantiveram vivos.

Já o segundo desenvolvimento se da entre Nor e Enki. Enki é um Deus que resolve ajudar Nor, contudo ela tem muita resistência em aceitar sua ajuda. Afinal, ela e seus irmãos de guerra prometeram acabar com os Deuses que tanto os prejudicaram. O interessante é que, ao mesmo tempo que Nor baixa suas defesas e se aproxima de Enki, Enki também não revela toda a verdade para Nor o que os afasta temporariamente. Essa constante dualidade é muito interessante.

Gráficos agradáveis, mas que não impressionam

E bem, esse mundo e esses personagens de Flintlock The Siege of Dawn estão repletos de altos e baixos em seus visuais. Aqui não estamos falando de um jogo triplo A, mas mesmo assim em alguns momentos eu vi uma falta de polimento.

No geral, seu mundo é bonito, detalhado e vasto. As montanhas, desertos, florestas, castelos, cidades e muito mais tem visuais bem agradáveis e por muitas vezes bonitos. Adicionalmente, as roupas e vestes dos personagens são igualmente detalhadas.

Contudo, os personagens em si deixam a desejar. Os muitos diálogos que ocorrem são estáticos e sem a devida emoção a cena. A animação facial dos personagens, incluindo Nor, deixam a desejar. Outra coisa que reparei foi à iluminação que por muitas vezes deixavam os pelos como cabelo, barba e até os olhos com cores e uma profundidade errada.

Algumas vezes achava que um personagem tinha perdido o olho, mas na realidade a iluminação deixou tudo escuro. Ou então o fato de uma tocha em uma cena “pintar” o cabelo do NPC de loiro.

Embora Flintlock The Siege of Dawn seja, sim, um jogo bonito e detalhado, isso por muitas vezes cortava a imersão.

E abordando rapidamente sua parte sonora, a qualidade da dublagem dos personagens é excelente. Aqui temos uma dublagem de primeira linha que tem grande sucesso. Já seus efeitos sonoros estão dentro do esperado.

Flintlock The Siege of Dawn foca em exploração

Chegando a parte do gameplay de Flintlock The Siege of Dawn ela se divide em duas partes. A primeira está em sua exploração. E posso adiantar que essa exploração não tem nada a ver com o que vemos em jogos no estilo de Souls Like.

Graças as habilidades de Nor, assim com as de Enki, é possível explorar o mundo tanto em forma horizontal como vertical. Ou seja, quanto mais você explora os biomas de Kian, mais segredos e novos caminhos são descobertos.

Essa exploração não apenas irá mostrar segredos como atalhos e novos itens, mas irá revelar novas áreas como cidades ou então chefes completamente opcionais. Subir um castelo ou então uma montanha acaba sendo, por muitas vezes, recompensador.

E não pense que é apenas pular espaços ou plataformas. Graças a Enki por muitas vezes será possível abrir atalhos no ar onde poderá voar até esses pontos e deles se projetar para novas plataformas. Tudo isso faz com que a exploração seja vital para encontrar os muitos segredos e melhorias possíveis.

Um vasto arsenal para Nor

Em seguida tenho que falar de seu combate. Flintlock The Siege of Dawn tem um combate que bebe da fonte dos Souls Like. Poderemos mirar nos inimigos, rolar para esquivar, usar nosso ataque normal, repelir ataques e mais.

Adicionalmente, o jogo conta com uma pistola onde é possível dar dano antes de uma luta começar, além de servir para parar certos ataques de seus inimigos. Também será possível usar item de recuperação, assim como itens de ataque como diversas armas de longa distância e diferentes tipos de bombas.

Além das possibilidades ofensivas, é possível equipar Nor com tipos de arma de longa e curta distância, assim como equipamentos que melhorarão sua defesa. Cada um desses equipamentos e algumas armas, poderão ser melhorados e aumentar sua raridade, fazendo com que além de terem um melhor status, possam dar algumas habilidades passivas.

Enki também possuirá alguns campos para equipar itens específicos que adicionará algum tipo de habilidade passiva.

Resumidamente, será possível fazer muitos tipos e build com Nor e tentar diferentes estratégias contra seus inimigos.

Para tornar tudo ainda mais rico, existe uma árvore de habilidade que se divide em três vertentes:

  • Aço – Na parte física/de armas, poderemos liberar habilidades para melhorar seu ataque base como, por exemplo, um ataque carregado.
  • Pólvora – Aqui, a pólvora negra é um recurso necessário que pode ferir até os deuses. Com isso, é possível utilizar essa “magia humana” para melhorar as habilidades de exploração de Nor.
  • Magia – por fim, temos a real magia derivada de Enki. Aqui poderemos melhorar tanto seu ataque especial como diversos benefícios.

Os grandes diferenciais de Flintlock The Siege of Dawn

Além de tudo que acabei de falar, ainda existem alguns pontos vitais para distanciar Flintlock The Siege of Dawn de outros jogos do estilo Souls Like.

O primeiro é que o jogo não conta com estamina. Ou seja, é possível atacar infinitamente ou então esquivar infinitamente. Embora isso possa parecer estranho, na realidade esse detalhe acaba deixando tudo mais dinâmico, mas ainda bem técnico.

Outro diferencial é no uso de Enki. Além dele desenvolver os poderes de Nor, também é possível usá-lo nas batalhas. Ele serve inicialmente para enfraquecer os inimigos e poder dar um acerto crítico ou então quebrar a proteção deles. Porém, com sua evolução será possível usar diversos benefícios tanto passivos como distrair os adversários, como usar uma habilidade carregada ou então afetar diversos inimigos.

E o outro ponto interessante em Flintlock The Siege of Dawn é no esquema de experiência. Antes de mais nada, caso você morra, irá perder o XP e terá uma chance de recuperar essa experiência perdida caso retorne ao ponto da morte. Mas o interessante aqui é que existe uma constante tentação para aumentar seu XP.

Além de ganhar experiência ao matar um inimigo, você pode optar em não resgatar esse XP e ir acumulando ele. Adicionalmente existe um multiplicador percentual desse seu XP que está ligado às suas ações. Portanto, um inimigo que dá 100 de XP, pode acabar dando 150 dependendo da esquiva, counter, magia e mais que fizer. E isso pode se acumular até dobrar ou ainda mais.

Mas claro, se sofrer algum dano, irá perder esse bônus. É sempre muito tentador tentar aumentar a porcentagem total de XP que receberá.

Por fim, ainda existe a questão de acessibilidade. Na dificuldade normal eu achei um desafio justo e equilibrado. Mas é possível tanto aumentar como baixar a dificuldade. Se acha fácil demais sem barra de estamina, é possível se desafiar ainda mais. E se está achando algum inimigo difícil, é possível deixar tudo mais fácil.

Conclusão

Em suma, Flintlock The Siege of Dawn me agradou muito. Aqui temos um equilíbrio muito interessante dada as inúmeras possibilidades que o jogo traz. Na minha opinião, ele agradará tanto os jogadores que procuram um bom jogo de ação assim como um bom desafio.

No geral, tudo me agradou, mas minhas críticas recaem sobre o polimento de Flintlock The Siege of Dawn em diversas vezes. Isso não foi algo que chegou a quebrar a minha experiência, mas ficava evidente que diversos momentos poderiam ter sido melhor apresentados.

Essa análise de Flintlock The Siege of Dawn segue nossas diretrizes internas. Acesse e confira nossas diretrizes e nosso processo de avaliação.

Uma divertida e desafiadora experiência

Visual, ambientação e gráficos - 8
Jogabilidade - 8.5
Diversão - 9
Áudio e trilha-sonora - 7.5

8.3

Ótimo

Aqui temos um equilíbrio muito interessante dada as inúmeras possibilidades que o jogo traz. Na minha opinião, ele agradará tanto os jogadores que procuram um bom jogo de ação assim como um bom desafio. No geral, tudo me agradou, mas minhas críticas recaem sobre o polimento do jogo em diversas vezes. Isso não foi algo que chegou a quebrar a minha experiência, mas ficava evidente que diversos momentos poderiam ter sido melhor apresentados.

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Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

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