NOTICIASPC

Steam Deck no Brasil: tudo o que você precisa saber sobre o portátil da Valve

A americana Valve revolucionou a forma como os jogos de computador são distribuídos – ao invés de depender de mídias físicas como DVDs ou CDs de instalação, chaves de licença complicadas ou múltiplas fontes diferentes de downloads confundindo os usuários, a empresa consolidou tudo na loja Steam que oferece um catálogo imenso de jogos novos e antigos, recursos automáticos como detecção de qualquer tipo de controle, salvamento na nuvem, capturas de tela, reviews, e até conquistas. Tudo isso combinado às promoções genuinamente impressionantes que a empresa realiza anualmente tornaram o Steam uma das plataformas mais bem-sucedidas da história dos videogames, e atualmente, é a principal forma de consumo para jogos de computador.

No entanto, produtos como o Nintendo Switch mostraram que o público não está sempre disposto ao compromisso que jogar no PC exige: sentar-se em um local específico, ligar o aparelho, abrir a loja, carregar o jogo, ajustar seus gráficos. São muitas etapas e pouca flexibilidade, comparado a um portátil que permite começar a jogar na TV, rapidamente pegá-lo na mão e jogar por 15 minutos no ônibus, pausar, e ao chegar em casa voltar de onde parou – uma abordagem que se encaixa melhor na vida do gamer que hoje tem responsabilidades de adulto, e que de acordo com os dados da ExpressVPN, já é a maioria dos jogadores. Consumidores então se perguntam: seria possível combinar a fidelidade gráfica, o catálogo imenso, e os preços atrativos dos jogos no computador com o mundo dos portáteis? A Valve respondeu que sim, com o lançamento do Steam Deck. E se você quer saber se é possível comprar e usar o console portátil no Brasil, confira nosso artigo.

O que é o Steam Deck?

De forma resumida, o Steam Deck é o que aconteceria se um PC gamer fosse fundido ao Nintendo Switch: trata-se de um console portátil muito mais apelativo ao público acostumado ao mundo dos computadores. Robusto e grande, o Steam Deck oferece uma performance significativamente maior que qualquer outro concorrente devido ao uso de uma APU da AMD personalizada com um processador quad-core Zen 2 e uma GPU RDNA 2 – aproximadamente tão potente quanto um PlayStation 4 ou, em outras palavras, cinco vezes mais capaz que o Nintendo Switch – além disso o portátil oferece ao usuário a possibilidade de abri-lo para trocar o SSD super rápido, melhorar algum componente, ou realizar reparos.

As vantagens do mundo dos jogos de PC estão presentes no console, que roda um sistema operacional baseado em Linux e com acesso ao Steam: é possível customizar os gráficos para atingir a fidelidade gráfica e performance desejada, ou maior duração de bateria se necessário. É possível também instalar modificações nos jogos, aplicativos de computadores tradicionais como navegadores de internet e pacote Office, e realizar qualquer outra tarefa esperada de um PC. O console propositalmente inclui sensores capacitivos capazes de facilitar o uso do cursor do mouse, e é compatível com periféricos como mouse, teclado, dock para conectar na televisão, e qualquer aparelho USB.

As desvantagens do universo dos games de PC também aparecem, no entanto. Para muitos jogos é necessário realizar ajustes manualmente, algo que pode ser pouco atrativo para usuários com menos conhecimento técnico. E apesar do sistema Proton garantir a compatibilidade com vários jogos de Windows, parte da biblioteca do Steam ainda é incompatível com o Linux e não funcionará no produto.

É possível usar o Steam Deck no Brasil?

O lançamento do Steam Deck foi marcado por dificuldades em obter todos os componentes necessários, especialmente a APU da AMD, e grandes filas de espera pelo console. Em 2023 as filas já diminuíram e o produto foi anunciado em outros países, como China, Coréia do Sul e algumas regiões da Europa. No entanto, ainda não há lançamento oficial no Brasil e nenhuma previsão de sua chegada. Alguns produtos anteriores da Valve, como o Steam Controller e o Steam Link, jamais foram lançados em território nacional.

Isso não quer dizer que um usuário não possa usar o Steam Deck no Brasil – lojas online como o Mercado Livre e o AliExpress oferecem todos os modelos de Steam Deck para envio ao Brasil, com grande variedade de preços. Uma vez com o console em mãos, o sistema operacional está traduzido ao português, os recursos do Steam funcionam perfeitamente e aceitam cartões de crédito nacionais, e o console pode ser usado sem nenhum problema ou desvantagem. É importante, no entanto, ficar de olho na reputação dos vendedores para não cair em golpes e se a compra for realizada em uma loja internacional, ficar atento às regras aduaneiras que incluirão um imposto pelo Steam Deck.

Muitos brasileiros já ostentam seu console em plataformas como o YouTube e TikTok, e para usuários que andam sem tempo para sentar e jogar, o investimento no produto pode ser muito mais valioso do que a montagem de um computador para jogos ou a compra de um console tradicional como o Xbox Series X ou PlayStation 5.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo