NOTICIASANÁLISESNINTENDOPCPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSSWITCH

Análise: STAR OCEAN: The Second Story R

Será que o remake do remake ficou bom mesmo?

Star Ocean é uma das clássicas franquias de RPG da Square Enix, trazendo uma proposta que mescla ficção científica com magia. Em 1998 foi lançado STAR OCEAN: The Second Story para o saudoso Playstation 1. Anos depois ocorreu o relançamento deste clássico para o PSP com o nome de STAR OCEAN: Second Evolution que posteriormente também saiu no PSVita e PS4. E se eu falar que nossa análise é sobre o remake do remake? STAR OCEAN: The Second Story R é o segundo remake do game lançado nos anos 90. 

Ele traz uma releitura em HD-2D juntamente de áudio renovado com a inclusão de uma nova dublagem para os personagens. Continue lendo e descubra se esse remake vale a pena para quem já jogou as versões anteriores.

Essa análise de STAR OCEAN: The Second Story R foi feita graças a um código de PS5 cedido pela Square Enix. O jogo não tem legendas em pt-br.

Duas visões de uma mesma história

STAR OCEAN: The Second Story R apesar de possuir uma única história nos entrega dois pontos de vista distintos. Aqui podemos optar em começar o jogo pelo militar terrestre Claude C. Kenny ou Rena Lanford que é moradora de outro planeta.

A introdução deles são bem diferentes . Claude começa a sua história numa missão de treinamento, mas acaba sendo enviado para um planeta subdesenvolvido chamado Expel, onde ele encontra Rena. Enquanto a narrativa da garota começa em sua aldeia natal, mas que posteriormente acaba encontrando Claude.

Nesse encontro predestinado, Claude acaba salvando Rena do ataque de uma fera. Pelo garoto ser um cadete da Terra (uma versão futurista do nosso planeta), ele dispara um laser com sua pistola para vencer a criatura. Ao ver isso, Rena acaba confundindo ele com o herói de uma lenda local que menciona o surgimento do salvador que empunha uma espada de luz. Com isso, a história da dupla se inicia neste planeta repleto de magia.

A escolha não é tão impactante

Independentemente do personagem que você escolher, a história se desenrola de maneira semelhante, mas com perspectivas ligeiramente diferentes. Adicionalmente, há eventos exclusivos para cada protagonista, principalmente quando é necessário que eles sigam caminhos distintos.

Há também outros personagens com seus próprios objetivos que acabam entrando para a equipe de maneira permanente como Bowman que é um farmacêutico e artista marcial que recebeu apoio de sua esposa para que ele pudesse seguir nesta jornada. Mas também há outros que entram temporariamente para o time, como é o caso do pesquisador gênio, Leon, que participa de um curto arco da história.

Como todo bom JRPG, o jogo conta com inúmeros diálogos longos que de certa forma auxiliam no desenvolvimento dos personagens. Porém, há momentos em que é inevitável questionar se eles são realmente necessários, ainda mais quando servem para “ganhar tempo”. Em um momento da história, precisávamos pegar um barco, mas antes disso era necessário conseguir ajudar um garotinho rico a fazer amigos. Esse momento do garoto servia para absolutamente nada para a história principal. Ele apenas gerou bons minutos de conversação e, de certa forma, nem mesmo trouxe um desenvolvimento aos protagonistas.

Como eu disse antes, há momentos em que a gente se pergunta se alguns eventos e diálogos eram realmente necessários. Fora isso, ainda assim, temos uma boa narrativa em STAR OCEAN: The Second Story R.

Análise STAR OCEAN: The Second Story R

Muita ação com combate em tempo real

Quando foi lançado pela primeira vez em 1998, STAR OCEAN: The Second Story já chamou atenção por possuir combate em tempo real juntamente de vários personagens jogáveis. Agora com a sua versão R, o jogo segue esse legado e melhora a dinâmica das batalhas. De forma geral, ele os ataques bem mais fluidos juntamente de várias magias e golpes especiais com visual deslumbrante.

Apesar desta melhoria, os combos ainda são consideravelmente limitados. Principalmente se levarmos em conta que há apenas um botão para ataque básico e que não traz variações. Entretanto, as habilidades ofensivas conseguem contornar um pouco essa limitação, ao permitir um ataque especial no R1 e outro no L1, permitindo que a gente monte combos ao acioná-los. Apesar disso, ainda é consideravelmente limitado.

Os personagens que usufruem de magia se mostram ainda mais limitados, uma vez que só podemos colocar nos atalhos duas magias distintas. Para acionar qualquer outra do leque de habilidades será necessário pausar a batalha ao acionar o menu e selecionar a magia desejada.

Diferente das versões anteriores, em STAR OCEAN: The Second Story R temos uma nova mecânica chamada Assault Action que permite selecionarmos até quatro personagens que estão fora da party principal para fazerem ações auxiliares. Como causar dano com um ataque poderoso ou trazer um buff para a equipe.

Além disso, o Assault Action não se limita apenas à utilização de personagens que pertencem a esse título, uma vez que podemos liberar protagonistas da franquia Star Ocean.

Inúmeros jobs que torna sua evolução ilimitada

Algo que realmente me impressionou foi o sistema chamado de “IC/Specialty” que seria equivalente ao clássico sistema de jobs do Final Fantasy. Em STAR OCEAN: The Second Story R os personagens não são limitados há uma função, podendo desbloquear qualquer uma das várias especialidades desde que você deposite os seus pontos de habilidade que são conquistados ao derrotar inimigos ou ao subir de nível.

Cada especialidade traz benefícios, onde inicialmente podemos notar uma elevação de status físicos, mas além disso também permite que você faça combinações de armas com outros itens para trazer uma evolução ao seu armamento, produção de receitas para ter itens de cura variados, criar acessórios, escrever livros que ampliam seus níveis de especialidades específicas, identificar objetos secretos, pescar e várias outras funções.

Obviamente, isso se torna bastante útil para a sua evolução e progresso dentro do jogo. Além das especialidades, você também recebe outro tipo de ponto de habilidades que podem ser utilizados para elevar o nível das suas magias e também de habilidades passivas que servem para o combate.

Análise STAR OCEAN: The Second Story R

Gráficos HD-2D que superam a experiência visual do STAR OCEAN mais atual

Há 1 ano atrás fizemos análise de STAR OCEAN The Divine Force que é o título mais atual da franquia. O jogo possui gráficos 3D que tentam mesclar realismo com personagens fantasiosos trazendo uma direção de arte um tanto quanto polêmica, uma vez que seus cenários são belíssimos, porém, os personagens não possuem essa mesma beleza por causa dos rostos desnecessariamente detalhados.

Felizmente STAR OCEAN: The Second Story R não foi refeito utilizando a engine gráfica de The Divine Force, ao invés disso mantém a sua construção juntamente das origens, pois usufrui do estilo de arte HD-2D que vemos em outros jogos como Triangule Strategy e Octopath Traveler.

Os cenários e personagens reconstruídos com essa direção de arte em HD-2D trouxe uma nova vida ao jogo, permitindo que ele se mantenha fiel ao clássico e, ao mesmo tempo, moderno. Quando caminhamos pelo mundo aberto, é impossível não admirar a quantidade de detalhes pixelados seguidos de uma iluminação que embeleza toda a construção.

Não foram apenas os gráficos que foram refeitos e modernizados, pois toda a trilha sonora está renovada, fazendo com que tenhamos épicos arranjos musicais durante a aventura. Juntamente disso, também somos acompanhados de uma nova versão da dublagem que ficou bem melhor do que aquela que vimos no PSP.

Análise STAR OCEAN: The Second Story R

Conclusão da análise de STAR OCEAN: The Second Story R

Se a maior dúvida era se vale a pena jogar o remake de um remake, concluo essa análise respondendo este questionamento com um definitivo sim. Pois STAR OCEAN: The Second Story R consegue trazer uma experiência completamente inédita com o seu estilo HD-2D juntamente de uma trilha sonora renovada e imersiva.

Apesar da história trazer alguns momentos consideravelmente desnecessários, ainda assim temos uma excelente narrativa com personagens carismáticos. E, claro, a trama é acompanhada de um sistema de combate bastante fluido e divertido, mesmo que consideravelmente limitado.

STAR OCEAN: The Second Story R consegue se manter fiel a sua versão original, mas se renova em diversos aspectos tornando ele um clássico moderno.

Essa análise de STAR OCEAN: The Second Story R segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Obrigatório para todo fã do gênero

Visual, ambientação e gráficos - 10
Jogabilidade - 8
Diversão - 8
Áudio e trilha-sonora - 10
Narrativa - 7.5

8.7

Ótimo

STAR OCEAN: The Second Story R consegue se destacar com seu belo visual HD-2D, gameplay dinâmico e também história envolvente. Ele pode não ser perfeito, mas certamente é um RPG obrigatório para todo e qualquer fã do gênero.

User Rating: Be the first one !

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo