Microsoft corta equipe de jogos físicos e atendimento ao cliente
Uma nova era digital se aproxima com as recentes demissões na Microsoft
A Microsoft surpreendeu o setor de videogames na manhã desta quinta-feira(25) com o anúncio do corte de 1900 empregos em suas equipes do Xbox e da Activision Blizzard, o que representa quase um décimo de sua divisão de jogos. As demissões parecem ter afetado especialmente a Blizzard (adquirida à apenas quatro meses), com a renúncia do presidente Mike Ybarra e o cancelamento do esperado jogo de sobrevivência “Odyssey”, o qual chegou ainda ser anunciado. Informações recentes sugerem quais departamentos foram mais afetados e as notícias não são animadoras para os fãs de mídia física.
Novidades em NEW STATE MOBILE: Dragunov e efeito TROI Twilight
Segundo Jez Corden, do Windows Central, dois dos departamentos que sofreram grandes cortes foram as equipes responsáveis por levar os jogos do Xbox para o varejo físico e o serviço de atendimento ao cliente da Activision Blizzard. Corden descreve essas áreas como praticamente “desativadas”. Além disso, gestores de comunidade também foram alvos significativos das demissões.
Corden relata que “múltiplas fontes me informaram que a Microsoft está demitindo toda a equipe interna de suporte ao cliente dos jogos da Activision Blizzard King, exceto alguns. O restante será terceirizado para empresas externas no exterior. A ABK era uma das poucas publicadoras de jogos com uma equipe interna de suporte ao cliente de alta qualidade.”
Além disso, a Microsoft também desativou departamentos dedicados a trazer jogos do Xbox para o varejo físico. Se você acompanhou os vazamentos sobre o console Xbox apenas digital… bem, pode ter uma ideia de para onde a Microsoft está caminhando.
Um grande número de gestores de comunidade também perdeu seus empregos em toda a empresa. Parece que haverá menos construção de comunidade para os jogos do Xbox no futuro da Microsoft.
Embora essas informações ainda devam ser recebidas com cautela, Jez Corden é uma fonte confiável quando se trata de Microsoft e Xbox. Ele destaca que o fechamento da equipe de lançamentos físicos do Xbox não significa necessariamente o fim imediato dos jogos em caixa, pois o trabalho pode ser terceirizado, mas há motivos suficientes para suspeitar que a Microsoft possa querer se afastar do formato físico. Vários jogos recentes do Xbox, como Hi-Fi Rush e o próximo Senua’s Saga: Hellblade II, serão ou são apenas digitais, e vazamentos do ano passado indicam que a empresa está trabalhando em uma atualização do Xbox Series X que a própria PR descreve como “adoravelmente totalmente digital”.
E você, o que pensa sobre tudo isso? A Xbox está fazendo movimentos justificáveis ou está perdendo o rumo?
Um Comentário