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Preview: Outcast – A New Beginning

Uma experiência com altos e baixos

Graças a THQ Nordic e a Appeal Studios, nós tivemos a oportunidade de jogar antecipadamente Outcast – A New Beginning. A aguardada sequência do icônico jogo de mundo aberto de ação e aventura de 1999 chegará às lojas no dia 15 de março de 2024 para PS5, Xbox Series e PC.

Ele vem com a promessa de reviver a franquia com novas aventuras e desafios para os fãs de longa data e novos jogadores. E neste preview você vai descobrir se Outcast – A New Beginning cumpre ou não está função.

Aliás, vale pontuar que não falarei nada da história. Afinal só podia jogar algumas partes específicas e não há desenvolvimento de história o suficiente para falar da região ou dos personagens. Portanto, isso iremos falar em nossa análise final.

Jogamos a demo de Outcast – A New Beginning

Antes de falar do jogo em si, quero pontuar que a build que jogamos foi a demo que estará disponível durante o Steam Next Fest. Esse festival acontecerá entre os dias 5 a 12 de Fevereiro.

Ou seja, todos poderão jogá-las. A demo é composta de três opções de missões que são: Exploração, modo história e combate. Cada um desses “blocos” duram 20 minutos e podem ser jogados duas vezes. Consequentemente, Outcast – A New Beginning pode ser jogado por até 2 horas.

Adicionalmente, eu joguei em meu PC com uma RTX 3070 e um Ryzen 5800 X. Consegui jogar o game em 2K com tudo em Ultra e com o DLSS ativado em qualidade. Aqui eu atingia um mínimo de 60 frames por segundo, mas a média batia perto de 80 fps.

Em momentos de mundo aberto era onde o jogo pesava mais e seu desempenho caía. Mas nas outras partes, incluindo o combate, tudo era muito estável. Nessa parte, a performance não deixou a desejar e isso demonstra um bom polimento.

Um universo lindo

Logo ao iniciar Outcast – A New Beginning eu fiquei positivamente surpreendido. Toda a ambientação dele é linda e me fez lembrar muito o Avatar: Frontiers of Pandora da Ubisoft. Aqui temos o mundo alienígena de Adelpha que possui uma flora exuberante.

Ao explorar esse mundo, será possível visitar vilas cheias de detalhes de suas tribos locais, assim como poderá ver florestas densas e, em contraste, áreas metalizadas ocupadas pelos invasores. O mapa possui tanto uma verticalidade como horizontalidade, fazendo com que cada centímetro deste mundo possa ser explorado.

Nessa parte de exploração, Cutter Slade, o protagonista do jogo, possuirá tecnologia que o auxilia muito. Nesta demo, ele possui opções de ativar jatos poderosos que o fará ir para cima ou então para os lados. Essa combinação de movimentos pode te ajudar a chegar tanto em ambientes, como a fazer rápidos desvios nas lutas.

Adicionalmente, Slade possui a habilidade de planar pelo mundo. Isso faz com que possa alcançar longas distâncias rapidamente. O interessante aqui, é que também é possível “planar no chão”. Aqui, Slade manterá seus jatos ativados e irá planar pelo chão normalmente. Isso acaba sendo uma espécie de montaria do jogo, mas você utiliza seus propulsores para fazer isso.

Combate e jogabilidade dinâmica

Em seguida, o outro pilar de Outcast – A New Beginning recai sobre seu combate. Como falei agora, Slade possui jatos que o auxiliam na mobilidade. E isso também é um grande ativo no meio de um combate.

Os inimigos de uma forma geral irão te atacar a distância (robôs invasores) ou então corpo a corpo (fauna local). Aqui Slade contará com uma pistola e uma escopeta, além de poder usar um escudo e um ataque corpo a corpo. Adicionalmente, é possível planar e mirar nos inimigos no ar o que auxilia muito em sua vitória.

De certa forma, somos apresentados ao básico de um jogo desse estilo. Contudo, existem variações no tamanho, vida e resistência dos inimigos. Inclusive alguns inimigos só podem ser feridos com um ataque corpo a corpo, trazendo alguma diversidade na batalha.

Em seguida, ao explorar o mundo de Adelpha, você encontrará diversos tipos de missões e desafios. No entanto, eles se dividem em alguns poucos tipos. De forma mais grosseira, você terá tanto testes de habilidade como deverá matar inimigos.

Expandindo isso, será possível exterminar inimigos robóticos em suas bases, destruir checkpoints, matar uma matilha de lobos locais e mais. Já na parte de habilidade, você receberá desafios para seguir um caminho desafiador em um tempo específico.

Alguns problemas

Por fim, tenho que destacar alguns pontos negativos que percebi. Com um pouco mais de um mês para Outcast – A New Beginning ser lançado, ainda existe uma necessidade de polimento em algumas mecânicas e principalmente em sua IA.

Primeiramente falando de sua Inteligência Artificial, eu pessoalmente não gostei, em especial a dos robôs. Os combates sempre passam a intenção de serem intensos, contudo os inimigos são um alvo fácil. Eu não vi em nenhum momento uma preocupação deles de buscarem um cover efetivo. No geral eles atacam de frente e a vitória é fácil.

Em seguida, eu não me adaptei à parte de usar as “asas” para planar. Todos os desafios de agilidade eu falhava miseravelmente. Planar em longas distâncias funciona muito bem. Agora, para voar com precisão, eu achei particularmente impossível.

Por fim, mesmo se tratando de uma demo, eu achei bem baixa a diversidade de inimigos, tornando tudo um tanto genérico. As bases e robôs, por exemplo, são extremamente parecidas. Todos parecem uma espécie de contêiner.

Já a fauna local era basicamente essa “matilha de lobos”, uma área com uma espécie de aranhas e algumas aves. O sistema de combate era sempre o mesmo.

Opinião final sobre a demo de Outcast – A New Beginning

Em suma, e sendo sincero, eu ainda não posso cravar nada sobre Outcast – A New Beginning. Eu gostei muito de sua ambientação e da mobilidade que é dada ao jogador. É muito divertido e dinâmico andar por Adelpha e tudo é muito bonito.

Já o combate funciona, mas a IA não me convenceu. Não tenho como afirmar se isso é intencional e se algo mudará com mais horas jogadas. Inclusive, existe uma árvore de habilidades para Slade. Nela é possível melhorar tanto suas habilidades como fazer melhorias em suas armas. Contudo, isso não é algo incentivado nesta demo.

Por muitas vezes uma demo não mostra o verdadeiro potencial e evolução de um jogo. E este pode ser o caso aqui. Porém, é importante pontuar que essa IA e o controle de voo de precisão tem que ser revisto, pois impacta diretamente na experiência do jogador. 

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

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