ANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONREVIEWSXBOX

Review: Ereban Shadow Legacy

Para os fãs de Stealth

Se você gosta de desafios de plataforma, juntamente com um grande segredo, então confira nosso Review de Ereban Shadow Legacy.

Aqui iremos falar sem spoilers desse jogo indie onde aborda uma história única e brinca com os conceitos de furtividade, abraçando a luz e a sombra.

A última Ereban

Em Ereban: Shadow Legacy, você será Ayana, a última sobrevivente da sua raça chamada Ereban. Os Ereban são conhecidos por terem um relacionamento especial com as sombras e podem manipulá-las até certo ponto.

Contudo, o universo é teoricamente controlado pela empresa Helios, que supostamente acabou com os problemas de energia. Mas assim como já vimos em um outro jogo, “The Light is a Lie”. Logo no início da sua aventura, é possível ver que o interesse de Helios em cima de você é muito maior do que o normal. Adicionalmente, existem alguns segredos e atitudes que levantaram a desconfiança de Ayana.

Em seguida, Ayana se junta à resistência que também não aceita a falsa promessa de Helios. E é a partir daí que ela começa a descobrir mais sobre a história de seu povo, assim como das mentiras que Helios conta para favorecimento próprio.

Além da história contada, existem vários arquivos que podem ser achados ao longo do jogo que aumenta sua lore.

Um ambientação honesta

Para dar credibilidade a história, Ereban Shadow Legacy nos apresenta a um mundo com diversos biomas. Ao longo da aventura de Ayana, nós iremos passar por construções metálicas, cidades, naves, áreas abandonadas e mais.

Tudo tem uma apresentação no estilo cell shading trazendo gráficos agradáveis, mas sem grandes destaques. O verdadeiro destaque aqui vai para o game design onde as sombras são literalmente são suas melhores amigas. O que me incomodou nessa parte gráfica, na realidade, foram as animações.

É tudo um tanto robotizado, não passando a devida emoção de cada cena. A grande maioria dos personagens, senão todos, tem a boca ou o rosto escondido. Isso faz com que as cenas tanto intrigantes como as emocionantes não atinjam seu ápice.

E por falar em conversa, o jogo é completamente dublado e o destaque vai para Ayana que tem uma ótima dublagem. Já os outros personagens cumprem bem sua função.

Gameplay é onde Ereban Shadow Legacy brilha

Embora Ereban Shadow Legacy tenha um conceito interessante, até este momento, os pontos apresentados não são um grande destaque, contudo, isso muda ao falarmos de seu gameplay.

Como mencionei, as sombras são as melhores amigas de Annya, uma vez que por ela ser uma Ereban, ela consegue manipular as sombras. Com isso, será possível evoluir sua árvore de habilidade para se adaptar ao seu melhor estilo.

Em cada uma das fases que apresentam uma localidade com um bioma único, você sempre poderá seguir mais de um caminho. Aqui Annya poderá entrar nas sombras e caminhar em segurança até sua estamina acabar. Isso faz com que possa surpreender os inimigos ou passar completamente despercebido.

Isso se intensifica, quando essa peculiaridade dela faz com que possa subir paredes e atravessar áreas como uma grade. Ou seja, sua mobilidade é sua arma mais forte.

Adicionalmente, ao longo de sua aventura, será possível melhorar tanto seus poderes de sombra como andar mais rápido, lançar “granadas de sombra”, ocultar o corpo dos inimigos e amigos, assim como poderá produzir alguns equipamentos que poderão te ajudar a ter uma melhor visão do campo e ajudar em sua estratégia.

E por falar em inimigos, existem tantos inimigos robôs que evoluem com o tempo, assim como inimigos humanos que tendem a fugir de você. Aqui, Ereban Shadow Legacy conta com um sistema de Karma onde caso mate humanos, você irá afetar algumas ações e possibilidades mais para frente na sua aventura.

De forma geral, o gameplay é a parte mais interessante do jogo e traz muita criatividade em seu game design, assim como na “brincadeira” de sombras.

Conclusão do Review de Ereban Shadow Legacy

Em suma, Ereban Shadow Legacy apresenta uma intrigante narrativa centrada em Ayana, a última Ereban, enquanto ela desvenda os segredos por trás das mentiras da corporação Helios e se une à resistência para desafiar seu controle.

A ambientação diversificada do jogo, embora visualmente agradável com seu estilo de arte em cell shading, é prejudicada por animações robóticas que não transmitem adequadamente as emoções das cenas.

No entanto, onde o jogo realmente brilha é no seu gameplay, com a mecânica inovadora de manipulação de sombras oferecendo possibilidades criativas e uma variedade de habilidades para personalizar a experiência de jogo de acordo com o estilo de cada jogador. A capacidade de Annya de se mover através das sombras, sua mobilidade única e a evolução dos inimigos contribuem para uma jogabilidade envolvente e estratégica.

De forma geral, apesar de suas qualidades, o jogo ainda carece de polimento em certos aspectos. Se você é um fã de jogos stealth, valerá a pena dar uma chance a Ereban: Shadow Legacy.

Essa análise/review de Ereban Shadow Legacy segue nossas diretrizes internas. Acesse e confira nossas diretrizes e nosso processo de avaliação.

Um interessante mix de furtividade e plataforma

Visual, ambientação e gráficos - 7
Jogabilidade - 7.5
Diversão - 6.5
Áudio e trilha-sonora - 6.5

6.9

Razoável

Ereban: Shadow Legacy oferece uma jogabilidade envolvente e criativa com sua mecânica inovadora de manipulação de sombras. Embora a narrativa seja intrigante e a ambientação diversificada, o jogo é prejudicado por animações robóticas que não transmitem emoções adequadamente. Para os fãs de jogos stealth, essa aventura sombria de Ayana, a última Ereban, vale a pena ser experimentada.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo