ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONREVIEWSXBOX

Review: Top Racer Collection

O Super Nintendo recebeu um trilogia mítica de jogos de corrida chamada de Top Gear. Conhecido por seu gameplay rápido e trilha sonora eletrizante capitaneada por Barry Leitch, o jogo mora nos corações da maioria dos brasileiros que experimentaram o jogo na década de 90.

Agora, trinta anos após seu lançamento, trago aqui nosso Review de Top Racer Collection, uma coletânea de jogos tão amados por muitos. E respondendo a pergunta óbvia de início, o nome Top Racer era como o jogo era chamado no Japão e Top Gear era seu nome no ocidente.

Por óbvio, não trarei neste review uma análise de cada jogo presente em Top Racer Collection, mas sim suas adições e novidades. Mas antes, quero fazer um rápido preâmbulo de cada um dos jogos originais, que funcionam da mesma maneira nesta coletânea.

Top Gear/Top Racer (1992)

Em 1992, Top Gear/Racer fez sua estreia no SNES. Com gráficos vibrantes e uma trilha sonora empolgante, o jogo oferecia uma experiência de corrida divertida e rápida. Os jogadores podiam escolher entre uma variedade de carros licenciados e competir em pistas em diferentes partes do mundo, incluindo áreas da América do Norte, Europa e América do Sul, incluindo o Brasil.

Além disso, o jogo apresentava um sistema de upgrades, permitindo aos jogadores aprimorar o desempenho de seus veículos para obter a vantagem competitiva necessária para dominar as corridas.

Top Gear 2/Top Racer 2 (1993)

No ano seguinte, Top Gear/Racer 2 elevou ainda mais o padrão estabelecido por seu antecessor. Com gráficos aprimorados e uma maior variedade de carros e pistas, o jogo oferecia uma experiência de corrida ainda mais envolvente.

Além disso, Top Gear/Racer 2 introduziu um modo multiplayer aprimorado, permitindo que os jogadores competissem uns contra os outros em tempo real, adicionando uma nova camada de desafio e diversão ao jogo.

Top Gear 3000/Top Racer 3000 (1995)

O último capítulo da franquia Top Gear/Racer no SNES veio em 1995 com o lançamento de Top Gear/Racer 3000. Ambientado em um cenário futurista, o jogo apresentava carros futuristas e pistas em planetas distantes, oferecendo uma reviravolta na fórmula estabelecida pela série.

Com um sistema de upgrades mais elaborado e a capacidade de escolher entre diferentes campeonatos para competir, Top Gear/Racer 3000 oferece uma experiência de corrida única.

Novidades em Top Racer Collection

Depois dessa rápida introdução de cada jogo, vou abordar o conteúdo de Top Racer Collection. É elementar que cada um dos jogos esteja presente em sua integridade. Portanto, a experiência clássica está lá.

Adicionalmente, cada um dos jogos possui um modo multiplayer (local e online), a opção de modo clássico, criar sua própria copa com as escolhas das pistas, um modo de corrida contra o tempo e corrida rápida. Todos esses modos funcionam, porém, não pude testar o modo online por estar jogando antes de seu lançamento.

O que vem como um grande destaque é sua parte de extras. Dentre eles temos o manual original de cada um dos jogos em sua integridade. Claro, vale pontuar que como estamos falando de Top Racer Collection e não de Top Gear Collection, tudo está em Japonês. Aqui assumo que deve ter tido algum empecilho relacionado aos direitos da marca.

Outra opção bem vinda, é uma galeria de músicas onde é possível ouvir cada uma das músicas que no geral são excelentes. Por fim, a coletânea conta com muitas opções de ajustes de tela, língua, controle e mais.

Como estamos falando de uma coletânea e não um remaster, fica muito estranho esticar a imagem para toda tela, portanto, é preferível jogar tanto da forma clássica como ampliar a imagem para caber em sua tela. É possível inserir alguns tipos de filtros assim como colocar um papel de parede de sua preferência.

Um novo modo em Top Racer Collection

E a última parte deste review irei falar do novo modo que chega a franquia. O modo Crossroads entra como a grande novidade do jogo. Em Crossroads temos oprimeiro modo completamente novo da franquia. Contudo, ele na realidade está mais para uma adaptação.

Esse modo faz uso das pistas dos primeiros jogos, mas adicionando quatro carros novos. Os carros foram feito em parceria com a franquia Horizon Chase onde traz um Crossover com quatro novos carros. Eles são o Carmin, Alpha, Twilight e o saudoso carro da Firma.

E todos os modos que citei até o momento, estão presentes no modo Crossroads. É uma adição interessante, mas nada revolucionária.

Contudo é interessante pontuar essa homenagem brasileira. Horizon Chase foi desenvolvido pela Aquiris que é uma empresa brasileira e utiliza músicas de Barry Leitch, assim como se inspirou claramente na franquia Top Gear/Racer.

Por sua vez, Top Racer Collection está sendo desenvolvida pela também brasileira QuByte. Ou seja, aqui temos um crossover “dentro de casa” que irá encantar os fãs.

Conclusão de nosso Review

De forma geral, Top Racer Collection é uma coletânea muito rica e pé no chão. Ela traz o conteúdo original de cada um dos três jogos e adiciona modos que dão mais opções aos jogadores.

É bem legal poder curtir suas pistas favoritas quando quiser, se testar no online (este quando estiver ativo) e até participar de um ranking online para ser o mais rápido do mundo em um jogo tão amado por nós, brasileiros.

Realmente não há nenhum tipo de crítica a esta coletânea ou contra indicação. Se você é fã de jogos de corrida, um fã de longa data da franquia ou então um curioso por jogos históricos, Top Racer Collection é para você.

Esse Review de Top Racer Collection segue nossas diretrizes internas. Acesse e confira nossas diretrizes e nosso processo de avaliação.

Um clássico em sua melhor forma

Visual, ambientação e gráficos - 8.5
Jogabilidade - 8.5
Diversão - 8.5
Áudio e trilha-sonora - 8.5

8.5

Ótimo

Top Racer Collection é uma coletânea muito rica e pé no chão. Ela traz o conteúdo original de cada um dos três jogos e adiciona modos que dão mais opções aos jogadores. É bem legal poder curtir suas pistas favoritas quando quiser, se testar no online (este quando estiver ativo) e até participar de um ranking online para ser o mais rápido do mundo em um jogo tão amado por nós, brasileiros.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo