NOTICIASPC

Intel anuncia detalhes dos processos 14A e 14A-E

Novos processos da Intel prometem avanços significativos em desempenho e eficiência energética

A Intel divulgou informações adicionais sobre seus futuros nós de processo, 14A e 14A-E, destacando melhorias substanciais em desempenho e eficiência em comparação com o nó 18A. Segundo a empresa, o nó 14A oferecerá uma vantagem de mais de 15% em eficiência energética e permitirá uma integração de chip 20% superior ao nó 18A. Além disso, o nó 14A-E promete adicionar mais 5% de desempenho em relação ao 14A.

Preview: Rise of the Ronin (A Ascensão do Ronin)

Os novos nós de processo fazem parte de um plano mais amplo da Intel, que inclui também os nós 10A e 20A, com o 10A visando a produção além de 2028. O nó 14A está programado para entrar em produção em 2026, enquanto o 14A-E está previsto para 2027. Esses processos serão os primeiros da Intel a utilizar a tecnologia High-NA EUV, uma inovação significativa para a fabricação de semicondutores.

Durante a conferência SPIE 2024, Ann Kelleher, vice-presidente executiva e gerente geral de Desenvolvimento de Tecnologia de Fundição da Intel, compartilhou que o nó 14A representa um marco importante nos esforços da empresa para se tornar a segunda maior fabricante de semicondutores do mundo, superando a Samsung e se aproximando da TSMC. Embora a TSMC seja vista como concorrente, a Intel também depende dela para a produção de uma grande parte de seus CPUs para clientes.

Os primeiros produtos baseados nos nós 20A da Intel, incluindo as famílias de CPUs Arrow Lake e Lunar Lake, estão previstos para ser lançados ainda este ano, seguindo o plano de lançamento dos produtos 18A para 2025-2026. Portanto, espera-se que os produtos baseados nos nós 14A cheguem ao mercado entre 2026 e 2027.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo