A BAMTech ( companhia de streaming responsavel pela Major League Baseball ) e a Riot Games anunciaram um acordo de U$300 milhões de dólares pelos direitos de transmissão e monetização do competitivo de League of Legends. Um contrato desse porte serve para mostrar que o E-sports esta crescendo e que os gigantes tradicionais das mídias começam a olhar desesperadamente para conteúdos que atraiam a população mais jovem.
Em comparação com os esportes tradicionais, nos últimos 5 anos, a ESPN e outras mídias estão engajadas em um disputa transmissão elevando os valores pelos direitos de transmissão para estratosfera. A ESPN paga U$1.9 bilhões por ano pelo Monday Night Footbal, U$1.47 bilhões pelos jogos da NBA, U$700 milhões pelo Major League Baseball e mais alguns milhares de dólares pelo direito de transmissão de outros jogos colegiais, totalizando aproximadamente U$6.0 Bilhões ao ano.
Recentemente fizemos uma matéria sobre as finais da World Championship de League of Legends de 2016 que atingiu a marca de 43 milhões de espectadores únicos superando inclusive as finais da NBA. Além disso,metade da idade dos espectadores tem entre 21 e 35 anos, o que torna o investimento muito atrativo para para os anunciantes.
Se a audiência dos e-sports continuar a crescer será cada vez mais comum a transmissão dos jogos pela TV, e o acordo entre BAMTech e Riot Games, que apesar de valores muito alto, poderá ter sido uma grande barganha.