ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise: Sonic Colors Ultimate

Gotta go fast!

Sonic Colors foi originalmente lançado em 2010 para Nintendo Wii e 11 anos após seu lançamento, vamos checar sua versão Ultimate nesta análise. Sonic Colors Ultimate traz a versão remasterizada em 4K do clássico jogo de 2010 e pela primeira vez podemos jogá-lo fora do Wii.

A análise de Sonic Colors Ultimate foi possível graças a um código cedido pela SEGA. Ele já está disponível para PS4, PS5, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X|S e PC. O jogo não contém legendas em PT-BR.

Uma história muito divertida

Para quem conhece a franquia Sonic, sabe que a história está longe de ser algo importante. Ou vamos para o básico de Sonic libertando os robôs presos e indo atrás de Robotnik (me recuso a chamá-lo de Eggman) ou então cada personagem tem uma personalidade forte e temos algumas histórias muito estranhas como Sonic beijar uma humana…

Dito isto, a equipe de desenvolvimento acertou em cheio na história. Em Sonic Colors Ultimate, Sonic e Tails vão para um parque de diversão espacial que Robotnik criou. Na realidade, esse parque de diversão foi criado para prender cinco planetas onde Robotnik está tentando absorver o poder de aliens simpáticos chamados de Wisps.

Entendendo a situação, Tails trabalha em um tradutor para entender o pedido de ajuda desses simpáticos Wisps enquanto Sonic corre para acabar com os planos de Robotnik. O destaque da história são dois.

O primeiro é para a guerra de egos entre Sonic e Robotnik. Ambos arrogantes de sua maneira, eles sempre estarão certos e sempre vencerão. Claro, o bem sempre vence o mal. Então, a arrogância de Sonic será a vencedora.

Do outro lado, temos um humor inocente maravilhoso. Tails e seus erros de tradução são magníficos juntamente com os robôs ajudantes de Robotnik. Eles são um alívio cômico genial e tudo ajuda a fluir a história de Sonic Colors Ultimate.

Mundos diferentes e interessantes

Como já mencionei no início desta análise de Sonic Colors Ultimate, a temática central será que temos mundos presos por Robotnik. Cada um desses mundos, incluindo o parque de diversões, tem uma temática específica e ambientações únicas.

Cada um desses mundos abraça muito bem a proposta já dada no nome do jogo, Colors. É tudo muito rico e muito colorido e está cheio de detalhes interativos. Isso vem tanto para o bem como para o mal. Em muitas das cenas de corrida o mundo que lhe é apresentado é magnífico e lhe enche os olhos. Inclusive existem trechos em trilhos que é de chorar. Isso tudo feito com gráficos refeitos para 4K é ainda mais impressionante e completamente fluido.

Infelizmente nem tudo são flores. Muitas das vezes os cenários estão poluídos e você ficará completamente perdido com o que está acontecendo. Por exemplo, a primeira vez que eu enfrentei o primeiro chefão eu não tinha ideia do que estava acontecendo. Simplesmente pulei nas plataformas e acertei o inimigo. Por sorte não morri.

Ou seja, Sonic Colors Ultimate é sim um colírio para os olhos e seus mundos são lindos. Porém, muitas vezes ele te confundirá.

Mecânicas inovadoras para a franquia

Falando das mecânicas de Sonic Colors Ultimate, temos aqui um prato cheio para os jogadores que elevará o fator replay aos céus. Cada um desses wisps que mencionei dão uma habilidade diferente para Sonic, ou seja, esqueça as esmeraldas do caos e abrace wisps simpáticos e coloridos.

As opções são quase infinitas. Sonic poderá correr mais rápido, disparar como se fosse um laser entre inimigos e plataformas, planar, voar, perfurar o chão e mais. Desde o início fica claro que você poderá retornar às fases para tentar novas habilidades e caminhos.

Isso é muito bem vindo, pois você sempre estará sendo apresentado a uma novidade que lhe dará uma nova mecânica e um novo jeito de abordar a fase. Os segredos são inúmeros e para conseguir todos, você deverá tentar as fases diversas vezes. Os problemas é que com tantas habilidades, nem todas acabam se encaixando no jogo.

Por exemplo, Sonic no geral vai da esquerda para a direita em alta velocidade. Desafios de plataformas são bem vindos, mas uma mecânica que faz você voar, por exemplo, simplesmente quebra o ritmo. No geral, a maioria das habilidades são interessantes, mas outras quebram o ritmo demais.

Além das fases tradicionais e dos poderes, será possível coletar moedas vermelhas que após coletar um certo número por fase, você irá desbloquear um desafio com o Sonic de metal em cada mundo. Também será possível coletar moedas que desbloqueiam itens cosméticos para o Sonic.

Por fim, ainda será possível ir na nave do Robotnik onde irá correr em sequência todas as fases do jogo em uma espécie de time attack megalomaníaco e também será possível jogar o vídeo game criado por Robotnik onde controlará um Sonic robotizado em fases inesperadas.

E como está o remaster?

E agora provavelmente chegamos na parte mais importante da análise de Sonic Colors Ultimate. E como está o remaster para a atual geração?

Em termos de fluidez, não tenho o que reclamar. O jogo está a constantes 60 frames por segundo nos consoles mais potentes assim como a texturas em 4K estão impecáveis. Inclusive é impressionante a parte gráfica de como quase tudo foi bem atualizado.

Eu disse quase tudo de propósito, pois as cinemáticas do jogo receberam apenas um filtro. Então a discrepância entre o jogo e as animações são gigantescos. É até um pouco doloroso ver um jogo tão bonito e fluido e ver suas cinemáticas tão antiquadas.

Ainda sobre performance, tenho que abordar os bugs do jogo. Pelo que vi, os bugs estão mais fortes no Nintendo Switch, mas como não joguei nele, não tenho o que falar. No PS4/PS5, o jogo fluiu muito bem, mas tive dois bugs chatos. Um deles foi ter ido tão rápido que morri e quebrei o jogo. Só pude jogá-lo novamente após reiniciar o jogo. O outro foi que ao usar uma das habilidades o Sonic ficou preso por um tempo.

Ou seja, dependendo de quando for jogá-lo, vale a pena se informar que patchs de atualização foram liberados.

Por fim, algo que pude ver é que o time de desenvolvimento perdeu oportunidade de fazer melhorias de vida. Um exemplo simples, mas que me irritou muito foram diversos momentos onde o jogo deveria ser em trilhos, mas não é. Você tem que segurar o analógico para frente para correr e para os lados para ele se mover rapidamente. Porém, tudo ser controlado no mesmo analógico é muito incoveniente.

Melhorias pontuais deveriam ter sidos trazidas para melhorar o jogo.

Conclusão

Sonic Ultimate Colors acaba sendo um ótimo remaster que tem mais pontos positivos do que negativos. É verdade que melhorias de vidas não foram implementadas e erros anteriores continuam nessa versão. Mas seus gráficos foram bem atualizados para essa versão assim como sua fluidez está ótima.

O remaster não é perfeito, mas diverte muito, em especial para os fãs do ouriço azul que anseiam por um novo jogo ou então que não tiveram a oportunidade de jogá-lo no Nintendo Wii. E um destaque que faço é que seu preço é de 40 dólares (199 reais) ao invés do preço cheio dos caros jogos que vemos hoje em dia. Um preço justo para um jogo justo.

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Sonic Colors está de volta

Visual, ambientação e gráficos - 8
Jogabilidade - 7
Diversão - 8
Áudio e trilha-sonora - 8.5

7.9

Bom

Sonic Colors Ultimate irá agradar a novos e antigos fãs do ouriço azul. Seu trabalho de remasterização foi muito bem feito e a diversão é garantida. Infelizmente os desenvolvedores pecaram em não ir a frente com mudanças para melhorar problemas do jogo.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo