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Last of Us Part 1: Porque não faremos análise no PC

Veja abaixo porque não faremos a análise da versão de Last of Us Part 1 para PC:

Nós do Última Ficha somos fãs da franquia Last of Us e estávamos ansiosos para jogar a versão de PC do jogo, que foi lançada no dia 28 de Março pela Naughty Dog em parceria com a Iron Galaxy. Infelizmente, o que deveria ser uma experiência incrível se tornou um pesadelo de bugs, crashes e péssimo desempenho.

Desde o primeiro dia, o jogo apresentou diversos problemas que comprometeram a jogabilidade e a imersão. O jogo usa uma quantidade absurda de memória RAM e CPU, no caso 30GB no meu PC e 100% da minha 5800X3D, além de demorar muito para carregar os shaders, que levaram mais de uma hora desde o primeiro momento em que eu abri o jogo. Durante o gameplay, várias vezes a tela ficava preta e aparecia uma mensagem de “Aguarde”, interrompendo a ação. Esses problemas, além de acontecerem comigo, foram relatados por muitos jogadores na internet.

A Iron Galaxy lançou alguns patches para tentar corrigir esses erros, mas eles não foram suficientes. O último patch, o v1.0.2.0, prometia resolver mais de 40 bugs, incluindo o uso excessivo de CPU e a melhoria do streaming de texturas. No entanto, ele não resolveu o problema da câmera tremer ao usar o mouse, que é um dos mais irritantes para quem joga no PC e também não melhorou o desempenho do jogo, que continua travando e demorando para carregar.

Diante dessa situação, nós decidimos não fazer uma análise completa do jogo, pois não faria sentido avaliar um produto tão mal acabado e que não faz jus à qualidade da obra original. Nós esperávamos muito mais da Naughty Dog, que é um dos estúdios mais renomados do mercado e que já nos entregou jogos incríveis como Uncharted e The Last of Us Part 2, e lamentamos que os fãs de PC tenham sido decepcionados com essa versão.

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Nós continuaremos acompanhando as atualizações do jogo e caso ele melhore, nós faremos uma nova tentativa de jogá-lo e analisá-lo. Por enquanto, nós recomendamos que vocês evitem comprar o jogo no PC e optem por jogá-lo na sua versão de PS5, se possível, onde ele funciona perfeitamente e oferece uma experiência fantástica.

Mas agora eu vou levantar as questões que não querem calar: Por que o jogo ficou tão ruim no PC? Quais foram os principais problemas que os jogadores enfrentaram? E como isso afeta a reputação da Naughty Dog? Eu vou tentar responder essas perguntas a seguir.

Os principais problemas do jogo no PC

Como já mencionamos, o jogo apresentou vários problemas técnicos no PC que prejudicaram a experiência dos jogadores, mas eu vou enumerar aqui alguns dos mais comuns e graves.

Primeiramente, temos os crashes. O jogo trava frequentemente durante o gameplay ou na tela inicial, forçando os jogadores a reiniciar o jogo ou o PC. Alguns jogadores tiveram que substituir arquivos DLL da pasta do jogo para tentar resolver esse problema, mas isso não funcionou para todos.

Em seguida, nós temos os controles. Esse erro foi relatado por muitos jogadores na internet e eu felizmente não tive esse problema, mas é bom deixar o alerta para vocês. O jogo não reconhece corretamente os controles do DualSense e do Xbox One, fazendo com que os analógicos não respondam ou fiquem invertidos. Além disso, o mouse apresenta um problema de câmera tremida, o que torna difícil mirar e se movimentar.

Agora, o pior de tudo são os problemas de desempenho, com texturas corrompidas, artefatos visuais, iluminação inconsistente e bugs diversos. O jogo exige muito do hardware do PC, consumindo uma grande quantidade de memória RAM e CPU. Fora isso, ele também demora uma eternidade para carregar os shaders antes de iniciarmos a campanha. No nosso caso, esse processo levou mais de 1h, e os testes iniciais foram feitos num PC com uma 3080 ti, uma 5800X3D, 32GB de RAM de 3600 MHz e um NVMe PCI Express 4.0. Além disso, durante o jogo, o carregamento dos shaders também causa interrupções na ação, com uma mensagem de “Aguarde” aparecendo.

Esses problemas tornaram o título praticamente injogável para muitos jogadores, que se sentiram frustrados e enganados. Muitos pediram reembolso do jogo na Steam ou simplesmente desistiram de jogá-lo. Outros tentaram encontrar soluções alternativas na internet, como baixar mods ou ajustar as configurações do PC. A questão é que nada disso foi suficiente para resolver os problemas. No nosso caso, nós esperamos duas semanas e mesmo assim não encontramos o jogo num estado aceitável.

O impacto na reputação da Naughty Dog

A Naughty Dog é uma das desenvolvedoras mais respeitadas e admiradas da indústria de jogos. Como vocês sabem, ela é responsável por criar franquias de sucesso como Uncharted e The Last of Us, que se destacam pela qualidade gráfica, narrativa e jogabilidade. Dessa forma, a empresa é uma das principais parceiras da Sony, com exclusivos de peso para os consoles PlayStation.

Por isso, foi uma surpresa e uma decepção para muitos fãs ver o estado em que o jogo foi lançado no PC. Muitos se perguntaram como a Iron Galaxy pôde fazer um port tão ruim de um jogo tão aclamado e como a Naughty Dog deu o aval pra isso. O fato é que esse lançamento pode ter afetado negativamente a reputação da Naughty Dog com os jogadores de PC, que agora vão ficar com um pé atrás com os próximos ports da empresa. Além disso, essa situação pode ter prejudicado a imagem da Sony, que tem investido para levar alguns dos seus exclusivos para o PC, como Returnal e Miles Morales, que também tiveram problemas nos seus ports.

As dificuldades dos ports de PS5 para PC

Uma das possíveis explicações para os problemas do jogo no PC é a dificuldade de portar jogos de PS5 para essa plataforma. O PS5 é um console com características únicas de hardware e software, que permitem que os desenvolvedores criem jogos com funcionalidades de nova geração. Uma dessas características é o Direct Storage, que permite um acesso mais rápido e eficiente aos dados do jogo armazenados no SSD ultra rápido do console.

A tecnologia reduz os tempos de carregamento e melhora a performance dos jogos no PS5, já que ele faz com que os dados sejam lidos diretamente pela GPU sem passar pela CPU. Isso evita gargalos e desperdícios de recursos e permite que os jogos usem texturas e modelos mais complexos e variados, criando mundos mais ricos e imersivos.

O problema é que essa tecnologia é difícil de replicar no PC em ports, porque ela depende de uma combinação específica de hardware e software. Além de terem uma variedade maior de componentes e configurações, o que já torna mais difícil otimizar jogos para cada caso, PCs não têm um sistema operacional dedicado a jogos, o que pode gerar interferências e conflitos. Já há tecnologias similares sendo implementadas nos PCs, mas a arquitetura e a forma como elas funcionam não é a mesma dos consoles de mesa.

Por conta disso, desenvolvedores que querem portar jogos de PS5 para PC precisam fazer adaptações e concessões para que os jogos funcionem bem nessa plataforma. Eles precisam encontrar formas de reduzir o uso de CPU e RAM, e principalmente de melhorar o streaming de texturas, e isso pode exigir muito tempo e trabalho. No caso da Iron Galaxy, isso não foi feito, e todo o trabalho que seria feito pelo Direct Storage foi jogado em cima da CPU e da RAM sem nenhuma otimização.

Conclusão – Não faremos análise de Last of Us Part 1 para PC por enquanto…

Com tudo isso em mente, infelizmente eu tenho que dizer que Last of Us Part 1 no PC foi um dos lançamentos mais esperados e frustrantes do ano. O jogo, que é um dos melhores dos consoles da Sony, foi lançado para computadores com uma série de problemas técnicos que prejudicaram a experiência dos jogadores. 

A Iron Galaxy tem tentado corrigir os problemas do jogo no PC com patches frequentes, mas ainda há muito trabalho a ser feito. Tanto a desenvolvedora quanto a Naughty Dog precisam mostrar que se importam com os jogadores de PC e que estão comprometidas em entregar um produto de qualidade.

Nós do Última Ficha lamentamos não poder fazer uma análise completa do jogo. Nós esperamos que o jogo melhore significativamente no futuro, para que possamos jogá-lo e analisá-lo com a mesma emoção e admiração que sentimos no PS5. Por enquanto, nós recomendamos que vocês evitem comprar o jogo no PC e optem por jogá-lo no PS5, se possível, onde ele funciona perfeitamente e oferece uma experiência fantástica.

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

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