NOTICIASPC

Especificações do PCIe 7.0 reveladas, lançamento em 2025

A PCI-SIG anuncia especificações do PCIe 7.0, prometendo revolucionar a indústria tecnológica com velocidades impressionantes.

A organização PCI-SIG, responsável pelos padrões PCIe, revelou as especificações da próxima geração, o PCIe 7.0, marcando uma nova era na indústria tecnológica. Este anúncio promete trazer velocidades extremamente rápidas junto com uma melhoria na eficiência energética, abrindo portas para avanços significativos em diversos mercados intensivos de dados.

Detalhes sobre o PlayStation 5 Pro e sua facilidade de desenvolvimento

O progresso na especificação PCIe 7.0 continua, com a PCI-SIG anunciando que a versão 0.5 está agora disponível para revisão dos membros. Esta é a primeira versão oficial do documento, que incorpora todos os feedbacks recebidos após a divulgação da Versão 0.3 em junho de 2023. Com essa atualização, a especificação PCIe 7.0 está prevista para ser lançada integralmente em 2025.

Entre os objetivos de recursos do PCIe 7.0, estão a entrega de uma taxa de bits bruta de 128 GT/s e até 512 GB/s bidirecionalmente através de uma configuração x16. Também será utilizada a sinalização PAM4 (Modulação de Amplitude de Pulso com 4 níveis), com foco nos parâmetros do canal e alcance, mantendo os objetivos de baixa latência e alta confiabilidade, além de melhorar a eficiência energética. Importante ressaltar que haverá compatibilidade retroativa com todas as gerações anteriores da tecnologia PCIe.

A tecnologia PCIe 7.0 visa ser uma solução de interconexão escalável para mercados intensivos de dados, como Ethernet de 800G, Inteligência Artificial/Machine Learning, Data Centers Hiperescala, Computação de Alto Desempenho (HPC), Computação Quântica e a Nuvem. Enquanto a tecnologia PCIe continua evoluindo para atender às altas demandas de largura de banda dessas aplicações, a arquitetura PCIe 7.0 focará nos parâmetros do canal e alcance, melhorando a eficiência energética.

Apesar do entusiasmo com o surgimento do PCIe 7.0, é importante notar que a adoção de mercado ainda não é iminente. Fabricantes de GPU ainda não transitaram completamente para o PCIe Gen 5, enquanto a indústria de armazenamento começa a se aventurar no PCIe 6.0, avaliando sua viabilidade. Embora a PCI-SIG não tenha mencionado quando o novo padrão poderá chegar ao mercado, uma estimativa sugere que isso ocorra entre 2026 e 2027, embora o lançamento do padrão esteja programado para 2025.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo