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PS5 Pro: Resumo com todos os detalhes confirmados

Os desenvolvedores começaram a receber devkits e documentação oficial da Sony com todos os detalhes do console

Nas últimas semanas, uma onda de vazamentos sobre as especificações do aguardado PlayStation 5 Pro varreu a internet. Na semana passada, quando a Sony começou a enviar os novos SDKs para desenvolvedores, junto com documentos detalhando o hardware do PS5 Pro, finalmente tivemos uma confirmação extra-oficial de como será o novo console.

Através desses vazamentos, podemos ter uma noção clara do poder interno e das melhorias que o PS5 Pro trará para novos jogos e até mesmo para títulos já existentes na biblioteca do PlayStation. De cara, os detalhes apontam que o console aparentemente trará melhorias consideráveis que muito provavelmente corrigirão alguns dos principais problemas que a atual geração vem começando a enfrentar.

Estamos falando de mais clocks na CPU, resoluções mais altas com um upscaling por inteligência artificial superior ao FSR, e até mesmo recursos de ray tracing aprimorados.

As fontes desses documentos são desenvolvedores que os enviaram para o pessoal da Digital Foundry, e a gente vai destrinchar para vocês tudo sobre o console. Vamos iniciar com uma das partes mais importantes – a CPU do PS5 Pro.

CPU

A Sony optou por manter o mesmo cluster Zen 2 da CPU do PlayStation 5 original. No entanto, desta vez eles implementaram dois modos distintos de operação:

Primeiro, nós temos o Modo Padrão, que faz com que a CPU alcance um clock máximo de 3.5GHz, o mesmo que o PS5. Em seguida, nós temos o Modo Aprimorado, que deixa as coisas mais interessantes. A Sony basicamente desbloqueou um modo “overclocked” que aumenta a frequência do núcleo em 10%, atingindo 3.85GHz.

Em contrapartida, esse aumento de clock tem um pequeno custo. A GPU sofre uma leve queda de 1,5% no clock e 1% no desempenho geral quando o modo aprimorado da CPU está ativado.

Então, o que isso significa para os jogos? Bem, infelizmente, não é o suficiente para uma mudança de paradigma total. Os títulos que são limitados pela CPU no PS5, como Gotham Knights e o recente Baldur’s Gate 3, provavelmente ainda enfrentarão problemas de desempenho no PS5 Pro. Porém, jogos que rodam no limite da CPU devem ter um impulso bem-vindo de até 10% na taxa de quadros.

GPU

Passando agora para a GPU. Se você esperava uma atualização significativa nela, vai ficar um pouco decepcionado. Mas não se preocupe, ainda há muito poder gráfico bruto aqui!

Em vez de uma reforma radical, a Sony simplesmente aumentou o número de Unidades de Computação (CUs) da GPU baseada em RDNA 2 de 36 para 60 – um salto impressionante de 67%!

Contudo, curiosamente, o clock real da GPU é ligeiramente menor do que no PS5, ficando em 2,18 GHz em comparação com 2,23 GHz. Possivelmente, isso tem a ver com restrições de energia e dissipação de calor.

Em termos de desempenho bruto, a Sony promete até 45% de aumento nas mesmas cargas de trabalho existentes do PS5. Isso é excelente, mas não é necessariamente um salto revolucionário considerando o grande aumento no número de Unidades de Computação.

Fora isso, o PS5 Pro finalmente vai adicionar suporte ao Variable Rate Shading, um recurso que economiza recursos da GPU que o PS5 original não tinha.

Ray Tracing

Um dos maiores diferenciais do PS5 Pro parece ser seu desempenho aprimorado de ray tracing. De acordo com a Sony, podemos esperar de 2 a 4 vezes mais poder de ray tracing em comparação com o PS5.

Isso pode permitir que desenvolvedores adicionem efeitos completamente novos em jogos que não os tinham antes. Ou, para títulos com ray tracing limitado, como Marvel’s Spider-Man 2, isso pode representar a adição de recursos como sombras renderizadas por ray tracing.

Mas bem, o que estaria impulsionando esse salto enorme no desempenho de ray tracing? A suspeita é que a Sony pode ter implementado uma versão preliminar da arquitetura RDNA 4 da AMD, otimizada para ray tracing. Ou talvez eles tenham seus próprios truques na manga…

Memória

No PS5 original, os desenvolvedores tinham 12,5 GB de memória reunida de sistema disponíveis para uso de jogos. No PS5 Pro, esse número aumenta para generosos 13,7 GB!

Essa expansão adicional de 1,2 GB pode não parecer muito, mas é um verdadeiro presente para os desenvolvedores, já que isso permite estruturas de dados mais complexas para ray tracing, texturas de maior resolução e assets mais detalhados em geral.

Além disso, a Sony revelou que encontrou uma maneira inteligente de permitir que até jogos mais antigos do PS5 acessem parte dessa memória adicional – mas segura aí, que eu vou falar sobre isso mais abaixo na parte de retrocompatibilidade. Antes, deixa eu falar sobre o recurso mais empolgante e inovador do PS5 Pro revelado até agora, que é o PSSR ou “Playstation Spectral Super Resolution”.

Upscaling de IA

Essencialmente, o PSSR é um sistema avançado de upscaling de resolução alimentado por inteligência artificial e aprendizado de máquina. E eu estou falando aqui não apenas de um upscaler, como é o caso do FSR – a Sony vai trazer um chip personalizado e dedicado integrado diretamente à GPU.

De acordo com a Sony, o PSSR vai proporcionar um aumento significativo na resolução efetiva para os jogos. Em vez de renderizar nativamente em 4K, os desenvolvedores podem mirar em resoluções mais baixas como 1440p ou até 1080p usando o poder das novas unidades de computação da GPU, e o PSSR vai fazer o upscale via IA para resolução final, trazendo uma imagem impressionantemente nítida em 4K.

A promessa é uma qualidade de imagem igual ou superior ao DLSS 2.0 da NVIDIA, mas com um custo de desempenho de apenas cerca de 2 milissegundos por quadro, o que é muito baixo para os enormes benefícios que o PSSR vai trazer.

E o melhor de tudo é que até jogos já existentes do PS5 poderão ser atualizados para usar o PSSR sem exigir uma atualização completa para o novo kit de desenvolvimento. Imagine jogos como God of War Ragnarok, Elden Ring, Cyberpunk 2077 e muito mais rodando muito mais nitidamente na sua tela usando a tecnologia, por exemplo. Parece muito promissor.

Retrocompatibilidade

Um dos maiores problemas com a atualização do PS4 Pro na última geração foi que muitos jogos antigos não foram atualizados para aproveitar totalmente os novos recursos, e a Sony parece ter aprendido com esse erro desta vez.

Normalmente os desenvolvedores precisariam atualizar completamente seus jogos para o kit de desenvolvimento mais recente para desfrutar de todos os recursos do PS5 Pro. Mas para o PSSR, a Sony criou uma solução inteligente.

De acordo com os documentos, os desenvolvedores poderão aplicar patches muito simples para adicionar suporte ao PSSR em jogos antigos, mesmo que eles estejam executando SDKs mais antigos! Isso abre um mundo de possibilidades para remasterizações e atualizações de retrocompatibilidade.

A única pequena desvantagem é que habilitar o PSSR adiciona cerca de 250 MB à pegada de memória do jogo. Só que dado o aumento geral na memória disponível no PS5 Pro, isso não deve ser um grande problema na maioria dos casos.

Então, você já pode se imaginar rejogando seus jogos PS5 favoritos com visuais impressionantes e resoluções cristalinas – tudo graças ao PSSR trabalhando nos bastidores!

Perspectives Gerais

Depois de analisar todos os detalhes confirmados, é justo dizer que o PS5 Pro parece ser uma excelente iteração sobre o hardware existente – mesmo que não seja um avanço revolucionário.

A GPU muito mais poderosa e os aprimoramentos de ray tracing significam que os desenvolvedores vão ter opções muito mais amplas em termos visuais. Enquanto isso, o PSSR deve resolver um dos principais problemas do PS5 que vem aparecendo cada vez mais – a renderização de baixa resolução combinada com um upscaling decepcionante em muitos títulos.

Por outro lado, os aprimoramentos modestos na CPU deixam um pouco a desejar. Jogos cada vez mais exigentes em termos de complexidade vão continuar sendo limitados pelo poder de processamento do PS5 Pro. Ainda assim, aquele pequeno aumento no clock máximo deve ajudar em situações de limitação simples.

Rumores de Preço e Lançamento

Então, quanto vai custar essa nova máquina e quando poderemos colocar as mãos nela? Bem, com base nos padrões históricos da Sony, espera-se que o PS5 Pro custe cerca de US$100 a mais do que o modelo base quando for lançado.

Se o PS5 continuar sendo vendido por US$499, isso colocaria o PS5 Pro com preço de lançamento de US$599. Um valor bem salgado, mas ainda assim relativamente acessível, pelo menos a nível internacional, considerando o maior poder do console. Aqui no Brasil, fazendo uma simples regra de três dá para chutar que o console virá na casa dos 4.600 reais podendo chegar talvez até no máximo 5.000 reais.

Quanto ao lançamento, os rumores mais recentes e confiáveis apontam para um anúncio em junho, com disponibilidade nas lojas para o final do ano. Mas essas são apenas especulações por enquanto.

Uma coisa é certa – a Sony vai precisar de uma estratégia de marketing forte e jogos de lançamento empolgantes para convencer os consumidores a abrir a carteira para o PS5 Pro já no início de sua vida útil.

Resumo

Agora fazendo um resumo geral, o PS5 Pro parece ser uma excelente atualização para jogadores que buscam o melhor em termos de experiência visual. Seus recursos de upscaling por IA e ray tracing aprimorado são verdadeiramente inovadores, pelo menos a nível de consoles, e devem proporcionar uma fidelidade gráfica bem maior.

Agora, não se engane – o console não vai ser revolucionário. As melhorias na CPU são modestas e não vão trazer uma experiência de jogo completamente nova em termos de simulações, física, IA etc.

Mas para aqueles que simplesmente querem desfrutar de imagens impressionantes, altas resoluções e visuais de ponta, o PS5 Pro parece ser a escolha certa.

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

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